Confira o que há de novo por aqui.

Práticas e cuidados para envelhecer com saúde

Para que a população idosa mundial continue crescendo, é importante que conheçam as práticas capazes de garantir um envelhecimento saudável, a fim de evitar problemas de saúde.

Doenças crônicas como diabetes, colesterol alto e hipertensão, são alguns dos problemas que podem afetar a qualidade de vida do indivíduo.

A fisioterapeuta Patricia Prieto, responsável pelo Espaço Pathrícia Prieto, em Perdizes (SP), explica que há uma diferença entre praticar exercícios e manter-se ativo: “existem idosos que não praticam exercícios físicos, mas possuem uma vida ativa caminhando até o mercado, levando filhos ou netos no colégio ou mesmo os que não param de trabalhar. Outros idosos, porém, não se mantêm ativos, mas têm um personal trainer com quem se exercitam frequentemente. O ideal é que as duas praticas sejam combinadas”.

Patricia explica que é importante manter uma capacidade funcional combinada à alimentação saudável, além de uma boa qualidade de sono, pois a disposição mental também é importante. Manter-se mentalmente ativo com leituras e exercícios de memória faz muita diferença, afirma ela.

Exercícios físicos mais indicados

Prieto conta que os exercícios de baixo impacto são ideais para manter o equilíbrio e a postura do corpo. “O problema é que os idosos vão ficando inativos. Vão se acomodando em casa e não querem mais sair”, afirma ela.

Para evitar os problemas de saúde, a profissional indica as atividades feitas debaixo d’agua, os exercícios de alongamento e as caminhadas.

Um dos principais problemas atuais da terceira idade são as quedas, explica Patricia. “No ano passado um estudo afirmou que 30% dos idosos brasileiros sofrem com esse problema anualmente e a maioria dos casos ocorre dentro de casa. É necessário planejar um ambiente bem adaptado para garantir uma melhor qualidade de vida”.

Recomendamos para você:  Seu suor pode dizer muito sobre você.

Essas quedas podem ser evitadas com exercícios de fortalecimento, de equilíbrio e de marcha, ambos trabalhados em sessões de fisioterapia.

Fonte: Bonde

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe