Setembro Dourado alerta sobre diagnóstico precoce de câncer infantil

12 mil crianças e jovens são diagnosticados com câncer no Brasil todos os anos

A campanha nacional de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, conhecida como Setembro Dourado, é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC).

O câncer infantojuvenil é a segunda maior causa de morte de crianças e adolescentes no país, ficando atrás apenas de acidentes e violência.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), todos os anos 12 mil crianças e jovens são diagnosticados com câncer no Brasil, dos quais 70% dos pacientes possuem chance de cura se diagnosticados precocemente.


Para a oncologista e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), Teresa Fonseca, “é preciso evoluir o diagnóstico precoce para que haja maiores chances de cura. O Brasil possui uma taxa de cura em torno de 50% dos casos, distante de países como Estados Unidos, cuja a taxa de cura é de 80%”, diz a especialista.

Ela destaca que no Brasil há dificuldade no acesso desde o atendimento básico até o tratamento especializado do câncer. “Somos um país de dimensão continental, então vemos muita discrepância no acesso à saúde e não existem condições de atendimento adequadas em todos os lugares”, completa Teresa.

Tratamento


Para o tratamento do câncer infantojuvenil é necessário atenção às necessidades biopsicossociais do paciente, conta a especialista. “Para isto é importante empenho de diversos setores, para que trabalhem juntos em prol de uma causa”.

Na campanha Setembro Dourado, a cor amarela alerta a necessidade de atitudes que levem ao diagnóstico precoce. Já a cor dourada simboliza o “padrão ouro” que necessitam os pacientes de câncer infantojuvenil.

Fonte: Bonde


Also published on Medium.

Recomendamos para você:  Comida superprocessada pode aumentar risco de câncer, diz estudo!

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.