Seu suor pode dizer muito sobre você.

Nova tecnologia de adesivo pode aposentar os atuais monitores "vestíveis" como pulseiras e relógios.

This sweat patch developed by scientists is able to track your health. (J. Rogers, Northwestern University)

Já pensou que seu suor pode conter informações importantes sobre você? Não? Mas os cientistas sim.

Pesquisadores no Centro de Eletrônicos Bio-integrados da Northwestern University estão criando um bioadesivo que irá realizar o monitoramento de sua saúde de uma maneira muito mais eficiente que os dispositivos atuais.

O que os dispositivos atuais de mercado fazem?

Quem pratica esportes frequentemente já sabe, é sempre bom ter um medidor de frequência cardíaca por perto para “tentar” descobrir a intensidade dos exercícios. Alguns destes aparelhos ainda calculam as calorias perdidas, distância percorrida e te ajudam a entender se você está evoluindo ou não no seu treino.

É claro que já existem alguns dispositivos bem avançados que conseguem medir até mais coisas. Mas e sobre doenças, será que é possível ter algo que nos informa o que está acontecendo em nosso corpo?

Seu suor pode dizer muito sobre você.

A nova tecnologia do Bioadesivo

Agora imagine se você pudesse ter algo que te mostrasse seu nível de hidratação, fadiga, e até mesmo doenças quase que ao mesmo tempo que estas transformações estão acontecendo no seu corpo?

Esta é a promessa do novo aparelho. O dispositivo funciona a partir do momento que o usuário o prende à pele e começa a se movimentar. Pequenos canais coletam a transpiração e direciona a diferentes compartimentos que interagem com componentes químicos que mudam as cores, refletindo perda de suor, acidez da transpiração e concentração de cloreto, glicose e lactato.

Juntos, esses níveis de mensuração podem indicar coisas como níveis de hidratação ou perda de eletrólitos. Depois, é só segurar o smartphone acima do adesivo, e um aplicativo tira uma foto das cores e interpreta o que elas querem dizer.

O gadget experimental vai além do monitor de atividades como o Fitbit. Um pouco maior que uma moeda, é como se fosse um “pequeno laboratório” preso à pele – e um estudo publicado mostrou seu funcionamento em ciclistas em atividade, se mantendo firmes mesmo durante uma corrida de longa distância no Arizona.

Recomendamos para você:  Práticas e cuidados para envelhecer com saúde

“Um dispositivo desse permite que agora as pessoas possam ter a oportunidade de entender sua saúde e como ela muda dependendo das atividades”, destaca Zhenan Bao, da Unidade de Stanford.

Simples, prático e conectado.

“Parece realmente prático”, adiciona Bao. Simplesmente olhando para uma mudança de cor, “o adesivo permite que as pessoas tenham uma oportunidade de entender sua saúde e como ela muda dependendo das atividades”.

É um campo em crescimento: Outros grupos de pesquisa em todo os Estados Unidos, incluindo alguns dos colegas de Bao, estão buscando biossensores vestíveis, os famosos wearables.

Por enquanto, os adesivos de suor são projetados para uso único por algumas horas. Enquanto primeiros estudos usaram uma versão inicial que analisou o suor apenas uma vez durante o exercício, os cientistas estão testando agora um projeto capaz de várias medições ao longo do tempo.

CBCNEWS

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários