Uma pesquisa publicada nesta última sexta-feira na “Nature Communications” mostra que o cérebro humano é capaz de controlar transtornos de ansiedade. De acordo com a pesquisa, isso é possível através da produção de uma substância específica relacionada à memória, capaz de afastar pensamentos indesejados.
A substância é um neurotransmissor, que é responsável pela comunicação entre neurônios. Os pesquisadores identificaram que o neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico, na sigla em inglês), em altas concentrações pode controlar pensamentos.
Segundo os cientistas que participaram da pesquisa, isso pode ajudar a explicar distúrbios de ansiedade e condições mais gaves, como a esquizofrenia, por exemplo.
Essas condições frequentemente têm como sintoma uma avalanche de pensamentos “intrusos” que podem ter em sua raiz disfunções na produção dessa substância: a invasão de pensamentos negativos, involuntariamente, é um dos gatilhos de transtornos de ansiedade.
De acordo com Michael Anderson, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Cambridge, “nossa capacidade de controlar nossos pensamentos é fundamental para o nosso bem-estar. Quando essa capacidade se rompe, ela causa alguns dos sintomas mais debilitantes de doenças psiquiátricas: memórias intrusas, alucinações, ruminações e preocupações patológicas e persistentes”.
A descoberta possibilita o desenvolvimento de remédios que simulem a substância e sejam capazes de controlar a ansiedade.