Fechar Anúncio X

4 hábitos alimentares que auxiliam na prevenção da saúde bucal

Você sabia que ter uma boa alimentação pode ser uma ótima alternativa para a prevenção da saúde bucal?

Isso mesmo, ter uma dieta equilibrada pode ir muito além da perda de peso. A saúde bucal é altamente variável a partir do tipo de alimento que você ingere. 

Assim, quanto maior o número de nutrientes e vitaminas consumidas, mais forte e saudável os seus dentes estarão. 

Neste artigo, iremos te apresentar 4 potentes hábitos alimentares que são fortes aliados para a sua cavidade bucal. Boa leitura

Quais as vantagens de uma boa alimentação?

Ter uma boa alimentação pode auxiliar o organismo como um todo. Isso porque frutas, legumes e verduras possuem nutrientes que agem desde o fortalecimento do cabelo até o bom funcionamento de seus órgãos.

Ou seja, o que muitas pessoas procuram em cápsulas de farmácia, é possível obter fazendo a ingestão de forma natural e orgânica. Apesar disso, em alguns casos a complementação pode ser necessária.

Dessa maneira, é possível aumentar a imunidade, potencializar o nível de vitaminas no corpo e amenizar até alguns distúrbios bucais como:

  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Halitose;
  • Cárie. 

Assim será possível otimizar ainda mais os cuidados realizados pelo seu dentista do convenio dental ou particular.

Os 4 hábitos alimentares capazes de auxiliar na saúde bucal

Agora que você já sabe quais são as vantagens de bons hábitos alimentares, chegou o momento de descobrir quais são eles. 

Vamos lá?

  1. Hidrate-se

Beber água faz com que seja possível eliminar todos os resquícios de alimentos e ácidos presentes na cavidade bucal. 

Além disso, é importante ressaltar que em alguns locais a água fornecida é enriquecida com flúor.

Essa substância é muito utilizada em consultas realizadas por meio de um convenio dentario e consultas particulares, após a limpeza dentária a fim de fortalecer o esmalte do dente. Ou seja, é possível contribuir com o fortalecimento e manutenção da limpeza.

  1. Faça a ingestão de fibras regularmente

Uma alimentação rica em maçã, pêra, cenoura e outros alimentos fibrosos é capaz de fazer a autolimpeza dos dentes. 

Ter uma dieta fibrosa pode evitar que haja a formação de placas bacterianas e, consequentemente, o tártaro. 

Afinal, o acúmulo de alimentos pode ser um grande perigo para a saúde de seus dentes e gengiva. Pois é por meio da placa bacteriana que ocorre a inflamação gengival, uma doença que afeta a arcada dentária e, também, o osso da mandíbula. 

Caso não haja um tratamento logo no início, sintomas como sangramento, inchaço, presença de secreção e vermelhidão serão perceptíveis.

Caso você esteja com algum desses sinais, procure um dentista em seu plano odontologico, caso tenha ou agende em uma clínica particular.

Por fim, lembre-se que apesar desses alimentos contribuírem com a limpeza, isso não dispensa o hábito diário de escovação e as visitas frequentes ao profissional para a devida profilaxia. 

  1. Invista em boas fontes de cálcio

Consumir leite e seus derivados como queijos e iogurtes pode fazer com que haja uma elevação da taxa de cálcio em seu organismo. 

Essa substância é fundamental para o fortalecimento dos seus dentes e pode evitar que eles fiquem quebradiços e desgastados com facilidade. 

Para aquelas pessoas que não consomem nada de origem animal, não se preocupe, há outras maneiras de repor essa substância, como a ingestão de folhas verdes escuras como o espinafre e a couve. 

Assim, todas as pessoas poderão usufruir dos benefícios do cálcio.

  1. Não se esqueça das vitaminas D

A Vitamina D funciona como uma facilitadora para o seu organismo absorver nutrientes como o cálcio. 

Ou seja, além de consumir os alimentos que citamos anteriormente, é preciso incluir em sua dieta cogumelos, peixes e ovos para garantir um resultado ainda melhor. 

Dessa forma, a fixação de cálcio em sua arcada dentária será muito mais potente e eficaz! 

Considerações finais

Uma boa alimentação pode fazer com que a sua saúde bucal seja muito melhor e, consequentemente, diminuir a probabilidade de doenças desenvolvidas.

Todavia, é preciso ter um acompanhamento com um profissional odontológico. Dessa forma, outras questões como a higienização poderá ser acompanhada por uma pessoa especialista. 

Não é atoa que a procura por um convênio odontológico é uma excelente opção para aqueles que desejam ter uma ampla rede credenciada a seu dispor a partir de uma única taxa mensal. 

Dessa forma, é possível se consultar com diversas especialidades, fazer exames e até mesmo cuidar da aparência do seu sorriso com limpezas dentárias sem precisar pagar separadamente por cada procedimento.

Portanto, invista em uma boa alimentação e, junto à ela, tenha um acompanhamento com um dentista regularmente para uma saúde bucal de qualidade!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

O que achou deste conteúdo?
+1
+1
+1
+1
+1
+1
+1

Recomendamos para você:  Como saber se meu filho precisa de óculos?

Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.