contato@raislife.com

Confira o que há de novo por aqui.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Siga no instagram

Raislife

@raislifecom
Viva saudável em todos os sentidos da vida
Vida | Saúde | Negócios

Envie uma mensagem para o nosso WhatsApp para contato e parcerias.

cursos

Curta no face

5 doenças que podem estar relacionadas com a saúde bucal

Quando se pensa em saúde bucal, costumamos ligar diretamente ao bem-estar dos dentes. Porém, existem alguns problemas no organismo em geral que podem ser causados devido a alguma alteração que ocorra em nossa boca.

Existem doenças que estão diretamente ligadas a higiene bucal, entre elas:

  • Cáries;
  • Halitose;
  • Periodontite;
  • Gengivite.

Entretanto, há alguns outros problemas que podem começar pela boca e afetar o organismo de uma pessoa, causando problemas que poderiam ser evitados em uma consulta de rotina em um plano odonto empresarial.

Confira a seguir 5 doenças que podem começar pela boca e levar até enfermidades sistêmicas.

Doenças ligadas à saúde bucal

Cuidar do sorriso não deve ser uma preocupação estritamente ligada à estética, já que infecções ou bactérias que chegam até a nossa boca podem acabar prejudicando o nosso organismo e causar até mesmo problemas cardíacos.

Por isso, é preciso estar atento aos sinais, manter uma boa higiene bucal e visitar um dentista de confiança regularmente para evitar esse tipo de problema.

Algumas das doenças mais comumente atreladas à saúde bucal incluem:

  1. Doença cardiovascular

Todo o sangue que corre em nossa boca também vai até o nosso coração. 

Dessa forma, se existe alguma inflamação em nossa gengiva, por exemplo, é possível que ela chegue até o coração, o que pode diminuir a circulação sanguínea nos vasos do sistema cardiovascular.

Esse tipo de reação pode causar doenças coronárias e aumentar as chances da pessoa de sofrer um derrame ou infarto.

Uma dessas doenças que pode ser causada é a endocardite bacteriana, que pode ser fatal se não for tratada corretamente.

  1. Diabetes

A diabetes é uma doença que pode mudar completamente o metabolismo de uma pessoa, o que acaba atingindo também a sua saúde bucal. Diante disso, é essencial realizar consultas periódicas em seu plano dental empresarial.

Recomendamos para você:  Alerta vermelho! Cai doação de sangue no Brasil

Essa síndrome pode causar boca seca, feridas e perda óssea, além de deixar o ambiente propício para a propagação de doenças periodontais, que por sua vez, podem agravar os sintomas causados pela diabetes no organismo da pessoa.

  1. Osteoporose

A osteoporose é uma doença que causa a diminuição da massa óssea corporal. As fases iniciais dessa doença podem ser identificadas através da boca, causando problemas como dentes soltos, gengivas destacadas e até mesmo a retração gengival.

A doença deve ser diagnosticada por um dentista em um convenio odontologico para mei, que iniciará o tratamento a fim de evitar sequelas mais graves, como não poder corrigir os problemas causados pela perda óssea.

  1. Pneumonia e artrite reumática

Assim como as infecções da gengiva podem chegar até o coração, o mesmo pode acontecer com as bactérias da boca quando atingem outros órgãos, como os pulmões e as articulações.

Quando isso acontece, é preciso ser tratado rapidamente, pois como essas não são bactérias normais de serem encontradas nessas regiões, o tratamento pode ser mais difícil, devido à resistência natural que se cria.

  1. Parto prematuro

Existem vários cuidados que devem ser tomados durante uma gestação, entre eles, o seguimento correto do pré-natal odontológico.

Durante a gravidez ocorre uma alta elevação hormonal, o que pode deixar as gengivas mais sensíveis.

Além disso, os enjoos frequentes podem prejudicar a higienização bucal, acarretando em riscos de desenvolvimento de doenças periodontais.

Dicas para manter uma boa saúde bucal

Manter uma boa higiene bucal é o primeiro passo para deixar a saúde do seu sorriso em dia, além de evitar outras complicações ocasionadas por uma má-higiene bucal.

Realizar consultas periódicas utilizando seu plano odontologico para cnpj também é uma ótima forma de manter sua saúde bucal em dia, pois somente um profissional pode avaliar a sua saúde e te passar as dicas corretas para preservar sua saúde oral.

Recomendamos para você:  5 alimentos que ajudam a não reter líquido

Utilizar uma escova correta, uma boa pasta de dentes, um enxaguante bucal adequado, além do uso do fio dental todos os dias, é o primeiro passo para se manter saudável e livre de problemas mais graves.

Outro fator importante é cuidar da alimentação, pois o abuso de alimentos açucarados ou que contenham muito amido pode prejudicar os dentes, causando o acúmulo da placa bacteriana.

Quando houver dúvidas quanto a sintomas ou cuidados que devem ser realizados, não hesite em procurar por um profissional em um plano odonto pme para te indicar os melhores tratamentos.

A forma mais apropriada de evitar problemas é criando uma rotina de cuidados orientada por seu dentista.

Cultivar hábitos saudáveis é essencial para manter não só a estética do seu sorriso, mas também para cuidar da saúde de todo o seu organismo.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Also published on Medium.

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe