Fechar Anúncio X

7 dicas para manter a saúde bucal em dia

Manter a saúde do corpo pode ser um grande desafio, mas uma das maneiras de assegurar a imunidade, força e qualidade de vida é recorrer ao cuidado com a saúde bucal.

Manter a saúde do corpo pode ser um grande desafio, mas uma das maneiras de assegurar a imunidade, força e qualidade de vida é recorrer ao cuidado com a saúde bucal. Neste sentido, conhecer dicas para manter a saúde bucal é fundamental.

A saúde bucal consiste no cuidado diário e atencioso com os dentes e a boca, além de atuar de forma preventiva na saúde.

Esse aspecto também está relacionado ao cuidado estético dos dentes, com o apoio de tratamentos odontológicos como a lente de contato dental.

No presente artigo abordaremos sobre dicas de como manter uma saúde bucal em equilíbrio, permitindo uma maior qualidade de vida e dentes mais bonitos.

A importância de manter uma boa saúde bucal

Os dentes e a boca são considerados por muitos como o “cartão de visita” para as pessoas. Por esse motivo, é possível dizer que os dentes atuam na autoestima.

Possuir dentes desregulados, desalinhados, tortos e amarelos pode contribuir para uma ausência de autoestima e causar desconforto com a própria imagem.

Neste sentido, se faz necessário apontar o fato da importância da saúde bucal, tanto no cotidiano como no seu sentido mais amplo, que engloba também os tratamentos odontológicos como o aparelho dental transparente.

Ao cuidar da parte estrutural e estética da boca, a qualidade de vida aumenta, juntamente com a autoestima.

Mais ainda, além de atuar para um corpo e mente saudável, é por meio dos dentes e da boca que se faz a trituração dos alimentos e ocorre a hidratação.

Assim, no tópico abaixo abordaremos sobre alguns cuidados que podem ser tomados para garantir uma boa saúde bucal.

Dicas para manter a saúde bucal em dia

Quando a saúde bucal é precária, variadas disfunções podem ocorrer de modo que os dentes ficam prejudicados e, consequentemente, a estética, o que prejudica a imagem pessoal.

Recomendamos para você:  Acho que tenho mau hálito. E agora?

Alguns desses problemas são:

  • Cárie;
  • Amarelamento dos dentes;
  • Gengivite;

Entretanto, essas doenças e disfunções podem ser prevenidas por meio de cuidados diários que podem ser feitos, que vão desde a escovação até a visita ao dentista periodicamente.

Vale destacar que os exames de rotinas são essenciais para uma limpeza mais profunda e manutenção das estruturas, seja em dentes naturais ou dos implantes dentarios.

Abaixo abordaremos algumas dicas que podem ser tomadas e que asseguram uma saúde bucal em dia.

1.   Escovar os dentes diariamente

Pode até parecer um conselho de mãe, mas a escovação diária é a forma preventiva mais eficaz contra o desenvolvimento de doenças bucais, amarelamento dos dentes e aparecimento de placas bacterianas.

Por isso, recomenda-se escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, sempre após as principais refeições e com especial atenção para a escovação noturna.

Em conjunto com essa dica, é necessário o uso do fio dental, inclusive por quem possui prótese sobre implante dentario, visto que a gengiva também pode ser prejudicada por conta do descuido.

Mais ainda, usar essa ferramenta é essencial para garantir uma limpeza mais profunda e eliminar bactérias prejudiciais ao corpo.

2.   Evitar alimentos que favorecem a cárie

Existem alguns alimentos que ajudam no aparecimento da cárie, principalmente os que são ricos em açúcar.

Alimentos como balas, chicletes, doces e guloseimas atraem mais rápido as bactérias, trazendo problemas para o dente e para as gengivas.

Dessa maneira, é importante evitar sua ingestão.

3.   Visitar o dentista regularmente

Além do cuidado diário, é importante que periodicamente se visite o profissional da odontologia.

A visita preventiva permite a identificação de problemas em seu começo, como o caso da placa bacteriana, permitindo o seu tratamento correto.

Recomendamos para você:  Saúde Bucal e Qualidade de vida

Recomenda-se a visita semestral ao dentista e, caso sinta dor, incômodo ou perceba alterações na boca, uma avaliação de “emergência” também deve ser marcada.

4.   Escolha adequadamente os produtos de higiene

Para que a higienização seja segura e eficaz, é necessário que as ferramentas usadas para o procedimento sejam adequadas.

Nesse sentido, escovas de cerdas macias e cabeça pequena favorecem a limpeza. Do mesmo modo, o uso de creme dental com flúor também é recomendado.

5.   Cuidar da alimentação

Ter uma alimentação equilibrada interfere muito em uma boa saúde bucal.

Por isso, é necessário desenvolver bons hábitos alimentares, para que os nutrientes que favorecem o fortalecimento dos ossos e dos dentes sejam garantidos.

6.   Coma fibras

Uma dica que complementa a alimentação e higienização é o consumo de fibras.

Isso porque elas permitem que a pessoa mastigue por mais tempo, o que ajuda a limpar os dentes e eliminar possíveis resíduos presentes na boca, principalmente quando a escovação não é possível.

7.   Observe sua boca diariamente

Por fim, é necessário sempre observar a boca e os dentes. Se encontrar alguma lesão ou machucado é preciso ir ao médico dentista para verificar a causa e tratar para que não evolua para algo mais sério.

Assim, conclui-se que essas dicas garantem que as pessoas possam desenvolver uma boa higiene bucal, garantindo mais saúde e bem-estar a longo prazo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.


Also published on Medium.

Segredos para uma vida longa Dr. Victor Sorrentino

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: