As vacinas são composições farmacológicas, uma espécie de “remédio”, que protege a pessoa antes que algumas doenças infectocontagiosas sejam adquiridas. As vacinas tem função de “criar” proteção contra estas doenças, ativando o sistema imunológico antes que o organismo infeccioso entre no organismo, assim, se a pessoa se contaminar por um organismo infeccioso para o qual foi vacinada, não ficará doente.
É importante dizer que as vacinas utilizadas atualmente são altamente seguras e não causam qualquer problema a pessoa vacinada, seja criança ou adulto. É possível que uma pequena irritação e dor no local da picada (quando injetadas) ou uma eventual febre moderada surjam após uma vacina. Mas não há com que se preocupar, estes são sintomas normais e entendidos como uma resposta positiva do organismo.
A vacinação começa logo nos primeiros dias de vida. Antes de deixar a maternidade o bebê deve tomar duas vacinas: A BCG contra a Tuberculose e a Primeira dose contra o Vírus da Hepatite B (HBV). A vacina contra a Hepatite B requer mais duas doses: a segunda dose, dois meses após a primeira e a última dose, seis meses após a primeira dose.
ATENÇÃO MAMÃES: Estas vacinas são gratuitas e devem ser aplicadas pela maternidade, seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde. Caso não sejam, procure um posto de saúde e faça a aplicação das vacinas. Ao sair da maternidade o bebê receberá sua carteirinha de vacinação, documento fundamental para o seguimento de imunização do seu bebê.
Veja mais: Fica sentado demais e faz exercícios? Você está em perigo mesmo assim!
A importância das vacinas e o PNI
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente várias vacinas que protegerão seu filho contra diversos tipos de doenças, entre elas a varíola e da poliomielite (paralisia infantil).
Para as mamães e papais, não deixem de vacinar seus filhos, é um ato de amor que poderá salvá-lo de várias doenças.
Os adultos também estão contemplados com diversos tipos de vacinas. A vacina contra a gripe é um exemplo, e deve ser tomadas anualmente.
Fique atento aos programas e campanhas de vacinação durante o ano. Caso tenha alguma dúvida, procure um posto de saúde ou o médico de sua confiança.
Veja aqui o calendário de vacinação nacional com atualização em 27 Junho de 2014.
Para consultar o calendário vacinal no site oficial do Ministério da Saúde clique aqui.
Veja mais: Hoje foi dia de doação de sangue