Confira o que há de novo por aqui.

Atenção: praticar atividade física pode retardar os sintomas do Alzheimer!

Você sabia que praticar exercícios físicos pode retardar o aparecimento de sintomas do Alzheimer? É a nova descoberta que consta no periódico Science desta semana! A descoberta contou com camundongos na pesquisa.

No estudo foi observado que animais com Alzheimer que praticavam atividade física demonstraram melhor memória quando comparados aos considerados sedentários,  isso, de acordo com os pesquisadores, devido à melhora da neurogênese do hipocampo adulto e também à um aumento nas quantidades de uma molécula específica que promove o crescimento de células cerebrais chamadas BDNF.

É importante ressaltar que seria até possível recuperar a função cerebral – a memória – nos camundongos com Alzheimer, sem exercício, aumentando assim o crescimento de células hipocampais e os níveis de BDNF, usando uma combinação genética –injetando um vírus — e também de meios farmacológicos.

Mas por outro lado, o bloqueio da neurogênese do hipocampo no início da doença de Alzheimer leva a saúde das células nervosas a um agravamento mais tarde, levando com isso a uma degeneração do hipocampo e, posteriormente, a degeneração da função da memória.

Os resultados são promissores, entretanto, os cientistas não encontraram resultados positivos em relação à proteína beta amiloide (a doença é causada pela eliminação dessas placas).

Na pesquisa foi observado que a eliminação das placas amilóides não era necessária para melhorar os defeitos de memória, o que é consistente com a evidência de que estas também podem ser encontradas nos cérebros de indivíduos saudáveis.

Os cientistas afirmam que são necessários novos testes para considerar a possibilidade da pesquisa se aplicar à humanos.

.

.

Com informações VivaBem – UOL

 

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Recomendamos para você:  Dieta Mediterrânea como emagrecedor e redutor do risco de doenças

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe