Confira o que há de novo por aqui.

Bicarbonato de sódio retira até 96% dos agrotóxicos de frutas e legumes, diz estudo!

Um estudo realizado recentemente por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos EUA, com maçãs, mostrou que o bicarbonato de sódio misturado com água é o método mais eficiente para remover agrotóxicos ou pesticidas de frutas e legumes.

E de acordo com o publicado na revista Time, a maçã é uma das frutas com os maiores níveis de resíduos de pesticidas do Grupo de Trabalho Ambiental (EWG, na sigla em inglês). A pesquisa foi publicada no periódico científico Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Foto: Filip Klimaszewski/Reuters

O Estudo

Na pesquisa, o bicarbonato, a água corrente e hipoclorito de sódio foram os três métodos de limpeza utilizados. O estudo teve como base a exposição das frutas à dois pesticidas comuns, o phosmet e ao tiabendazol, e a limpeza por meio da imersão em água misturada com bicarbonato (10 mg/ml), por 15 minutos, lavagem com água da torneira, por dois minutos, e mergulho em solução de hipoclorito de sódio (10 mg/ml), por 8 minutos.

O melhor resultado foi apresentado pelo bicarbonato, com 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet reduzidos na superfície das maças e também em camadas mais profundas. A lavagem com água corrente foi o método menos eficiente na diminuição dos pesticidas.

O pesquisador Lili He, responsável pelo estudo, declarou: “se a lavagem de fábrica (com alvejante) fosse efetiva, então não precisaríamos nos preocupar com a lavagem em casa, certo? Mas, verifica-se que a lavagem no nível da fábrica não é eficaz. Em casa, a maneira mais simples de lavar é com a água da torneira, mas também descobrimos que apenas a água da torneira não é tão eficaz. Para reduzir a exposição adicional aos pesticidas, sugerimos adicionar um pouco de bicarbonato de sódio”.

Com informações do portal Veja e Bol Notícias.

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Recomendamos para você:  Mais um dia intenso por aqui, o que eu amo MUITO | Dra Mirele Fadel

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe