Bicarbonato de sódio retira até 96% dos agrotóxicos de frutas e legumes, diz estudo!

Na pesquisa, a lavagem com água corrente foi o método menos eficiente na diminuição dos pesticidas

Um estudo realizado recentemente por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos EUA, com maçãs, mostrou que o bicarbonato de sódio misturado com água é o método mais eficiente para remover agrotóxicos ou pesticidas de frutas e legumes.

E de acordo com o publicado na revista Time, a maçã é uma das frutas com os maiores níveis de resíduos de pesticidas do Grupo de Trabalho Ambiental (EWG, na sigla em inglês). A pesquisa foi publicada no periódico científico Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Foto: Filip Klimaszewski/Reuters

O Estudo

Na pesquisa, o bicarbonato, a água corrente e hipoclorito de sódio foram os três métodos de limpeza utilizados. O estudo teve como base a exposição das frutas à dois pesticidas comuns, o phosmet e ao tiabendazol, e a limpeza por meio da imersão em água misturada com bicarbonato (10 mg/ml), por 15 minutos, lavagem com água da torneira, por dois minutos, e mergulho em solução de hipoclorito de sódio (10 mg/ml), por 8 minutos.

O melhor resultado foi apresentado pelo bicarbonato, com 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet reduzidos na superfície das maças e também em camadas mais profundas. A lavagem com água corrente foi o método menos eficiente na diminuição dos pesticidas.

O pesquisador Lili He, responsável pelo estudo, declarou: “se a lavagem de fábrica (com alvejante) fosse efetiva, então não precisaríamos nos preocupar com a lavagem em casa, certo? Mas, verifica-se que a lavagem no nível da fábrica não é eficaz. Em casa, a maneira mais simples de lavar é com a água da torneira, mas também descobrimos que apenas a água da torneira não é tão eficaz. Para reduzir a exposição adicional aos pesticidas, sugerimos adicionar um pouco de bicarbonato de sódio”.

Com informações do portal Veja e Bol Notícias.

Recomendamos para você:  Deficiência de vitamina D - 4 sinais de que você pode ter

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários