Quem já ouviu falar sobre a biomassa de banana verde e se perguntou o que é isso? É mais um alimento que está na moda? Como eu posso utilizá-la?? Vai ficar com gosto de banana as receitas que eu colocar a biomassa??
Essas são algumas das dúvidas que percebemos que muitas pessoas possuem, então resolvemos abordar este assunto para ajudar a esclarecer algumas dúvidas…
Mas afinal, o que é a biomassa de banana verde??
A biomassa de banana verde é um alimento prebiótico, ou seja, um alimento para as bactérias boas do intestino, que atua como otimizador metabólico e espessante natural, é produzida a partir do cozimento da banana verde, que oferece alto teor de amido resistente, que, por sua vez, proporciona diversos benefícios a saúde.
E devido a ação do amido resistente que torna nosso intestino mais saudável e potencializa a absorção de todos nutrientes que ingerimos, devido ao nível de saudabilidade do nosso aparelho digestivo.
De acordo com a legislação, resolução RDC 40/2001 – ANVS/MS: amido resistente é a total quantidade de amido e produtos derivados da degradação de amidos resistentes à digestão no intestino delgado de pessoas saudáveis, sendo possível dizer que poderia ser uma fibra dietética total!
Por que a saúde do intestino é tão importante??
O intestino é o segundo maior órgão do corpo humano, e é a grande vítima das toxinas. Ele realiza funções importantíssimas ao nosso organismo, como por exemplo, selecionar, entre o que comemos, o que nos é útil, eliminando o que não é, afinal, ele finaliza a digestão. E como quase tudo que ingerimos possui algum nível de contaminação, o intestino se torna uma reserva de venenos que se espalham pelo corpo e causam doenças. E se não funciona bem nos causa diversas sensações de mal estar, como peso, inchaço, gases, azia, distensão abdominal…
O que muita gente não sabe, é que o intestino possui conexões nervosas com uma série de órgãos, e um elevado percentual, cerca de 80%, do potencial da imunidade está na mucosa intestinal. E ele determina, em grande parte nossas emoções, estado mental, pois é o maior produtor de serotonina, cerca de 90%, o neurotransmissor ligado ao prazer, da inteligência , da disposição e da concentração, ou seja, possui papel vital na transmissão e processamento das informações e estímulos sensoriais através dos neurônios.
E um intestino com um bom funcionamento, que não está constipado, não retém toxinas e produz mais serotonina.
Por isso, alguns médicos já estão relacionando a depressão com a saúde do intestino.
E como é tão importante cuidarmos do nosso intestino, vamos entender um pouquinho mais sobre a biomassa de banana verde, que está diretamente ligada aos benefícios para o intestino.
O que a ciência diz sobre a biomassa de banana-verde:
Por apresentar alta concentração de amido resistente, a biomassa de banana-verde, além de nutrir, promove diversos benefícios a saúde e contribui para a prevenção de doenças crônicas. O amido resistente atua como as fibras alimentares, ou seja, é fermentado no intestino grosso e, a partir dessa fermentação, há produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), como o butirato, o que contribui para a manutenção da saúde do colón, assim, favorecendo o crescimento de Bifidobactérias e Lactobacillus, que atuam como prebióticos que fortalecem a microbiota intestinal.
Ainda, auxilia para que os nutrientes sejam melhor absorvidos, o que potencializa a absorção de minerais importantes para o desempenho do atleta e praticante de atividade física, como o cálcio e magnésio, minerais que atuam em sinergia na contração e no relaxamento muscular, e ferro, que contribui para a produção e liberação de energia pelo corpo, além de evitar a fadiga. A biomassa de banana verde apresenta baixo índice glicêmico (IG), o que favorece o controle dos níveis de glicose, que controla e diminui a liberação de insulina, atuando para o aumento da saciedade e diminuição do acúmulo de gordura corporal.
A biomassa de banana verde e seus benefícios
A biomassa de banana verde da Rakkau e da La Pianezza são produzidas por bananas livre de agrotóxicos, pois são orgânicas. E como é considerada um otimizador metabólico natural devido à sua alta concentração de amido resistente, nutriente que atua como as fibras, que além de nutrirem, promovem diversos benefícios à saúde como:
– Ação prebiótica
– Fonte de amido resistente
– Ajuda no controle do colesterol sanguíneo
– Saúde e equilíbrio da microbiota intestinal
– Melhora do trânsito intestinal
– Contém ferro e magnésio
– Produto integral e orgânico
– Livre de conservantes e agrotóxicos
– Zero glúten e zero lactose
– Auxilia no controle da glicemia
– Proporciona aumento da saciedade
– Rico em fibras
– Liberação de energia gradativa
– Otimizador metabólico natural
E como podemos utilizá-la??
Por ser um espessante alimentar funcional, recomenda-se a ingestão de até 30g de biomassa ou 2 colheres de sopa por dia. Como não tem sabor, a biomassa de banana-verde é indicada para preparações doces e salgadas, pode ser misturada a diversas preparações, como vitaminas, frutas, sucos, massas de bolo, para engrossar caldo de feijão ou de sopas, para fazer brigadeiro, cajuzinho, para substituir creme de leite em receitas como o strogonoff, enfim, a criatividade é o limite para utilizá-la, pois ela é um “coringa” na cozinha, que pode ser utilizada para substituir os espessantes tradicionais, como trigo, soja, fécula de mandioca, amido de milho e leite em pó, podendo ser utilizada em vários tipos de receitas, deixando-as muito mais saudáveis e gostosas.
E a La Pianezza criou uma linha de patês utilizando a biomassa de banana verde em seus ingredientes, deixando-os ainda mais saudáveis e gostosos.
Experimente!