Confira o que há de novo por aqui.

osteopatia fabio bastos

Desmistificando a osteopatia

E quem sabe o que é osteopatia?? Se você disse “sim”, você tem certeza, que conhece realmente o que é a osteopatia?? Ou será que você tem um conceito pré definido com a mesma, por não saber realmente o que a osteopatia significa? Então vamos conhece-la?

Quando a osteopatia foi criada e com qual objetivo?

Criada em 1874 pelo médico norte-americano Andrew Taylor Still, a osteopatia chegou ao Brasil apenas na década de 80, sendo ainda pouco difundida e compreendida no país. Na contramão da maioria das terapias convencionais, que atuam com foco na doença e seus sintomas, essa filosofia enfatiza sua ação no paciente e sua saúde; entendendo a doença como uma consequência do desequilíbrio do corpo.

Nas palavras do osteopata D.O. Fábio Bastos, “a osteopatia tem como objetivo principal estimular a auto cura do paciente”. O doutor Fábio é Membro do Registro Brasileiro dos Osteopatas – MRO (Br), doutor em patologia experimental pela UEL. Atualmente, atua como docente do IDOT, além de prestar atendimento em consultório na cidade de Londrina/PR.

E como funciona este processo?

“Por meio de estímulos em pontos específicos no corpo, utilizando somente as mãos, o osteopata procura restabelecer o equilíbrio entre os diferentes sistemas de forma a promover a auto cura”.

A osteopatia é fundamentada na visão holística de que todas as partes e sistemas funcionam de forma integrada, portanto, o conhecimento profundo de toda a anatomia e fisiologia humana é essencial para sua prática. “Com técnicas para o sistema músculo esquelético, visceral e craniano, o osteopata com suas mãos, é o único profissional que consegue sentir e influenciar as diferentes camadas do corpo”, afirma doutor Fábio.

Desmistificando a osteopatia - Dr Fábio Bastos

Em vez de tratar os sintomas, a osteopatia procura identificar o fator causal dos mais variados problemas, que, segundo doutor Fábio, está sempre relacionado ao meio ambiente em que está inserido o paciente, seja este físico, nutricional ou emocional.

Recomendamos para você:  A ciência explica: obesidade não tem a ver com “vício em comida”, prova estudo!

Para a osteopatia diagnósticos como: artrose, ansiedade e depressão, gastrite, enxaqueca, hérnia de disco, cólicas e todas as outras afecções são consequências de desequilíbrios. O doutor Fábio diz que a saúde é uma somatória de desequilíbrios bem adaptados, enquanto que a doença também é uma somatória de desequilíbrios, porém, não adaptados.

E quando a osteopatia pode ser utilizada??

Segundo doutor Fábio, a osteopatia pode ser indicada em quaisquer casos, até mesmo quando a pessoa não tem nenhuma dor/doença, pois pode auxiliar na melhora da qualidade de vida e prevenção das doenças.

“Encontrar a saúde deveria ser o objetivo do profissional de saúde. Qualquer um consegue achar a doença.” Andrew Taylor Still, M.D, D.O.

E se você quiser experimentar a osteopatia para você ter uma melhor qualidade de vida, o Dr. Fábio Bastos – Osteopata D.O, Ph.D esta atendendo através do telefone (43) 3339-0020.

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe