Desmistificando a osteopatia

Trabalhando o corpo de forma integrada, tratamento enfatiza saúde, prevenção e qualidade de vida

osteopatia fabio bastos

E quem sabe o que é osteopatia?? Se você disse “sim”, você tem certeza, que conhece realmente o que é a osteopatia?? Ou será que você tem um conceito pré definido com a mesma, por não saber realmente o que a osteopatia significa? Então vamos conhece-la?

Quando a osteopatia foi criada e com qual objetivo?

Criada em 1874 pelo médico norte-americano Andrew Taylor Still, a osteopatia chegou ao Brasil apenas na década de 80, sendo ainda pouco difundida e compreendida no país. Na contramão da maioria das terapias convencionais, que atuam com foco na doença e seus sintomas, essa filosofia enfatiza sua ação no paciente e sua saúde; entendendo a doença como uma consequência do desequilíbrio do corpo.

Nas palavras do osteopata D.O. Fábio Bastos, “a osteopatia tem como objetivo principal estimular a auto cura do paciente”. O doutor Fábio é Membro do Registro Brasileiro dos Osteopatas – MRO (Br), doutor em patologia experimental pela UEL. Atualmente, atua como docente do IDOT, além de prestar atendimento em consultório na cidade de Londrina/PR.

E como funciona este processo?

“Por meio de estímulos em pontos específicos no corpo, utilizando somente as mãos, o osteopata procura restabelecer o equilíbrio entre os diferentes sistemas de forma a promover a auto cura”.

A osteopatia é fundamentada na visão holística de que todas as partes e sistemas funcionam de forma integrada, portanto, o conhecimento profundo de toda a anatomia e fisiologia humana é essencial para sua prática. “Com técnicas para o sistema músculo esquelético, visceral e craniano, o osteopata com suas mãos, é o único profissional que consegue sentir e influenciar as diferentes camadas do corpo”, afirma doutor Fábio.

Desmistificando a osteopatia - Dr Fábio Bastos

Em vez de tratar os sintomas, a osteopatia procura identificar o fator causal dos mais variados problemas, que, segundo doutor Fábio, está sempre relacionado ao meio ambiente em que está inserido o paciente, seja este físico, nutricional ou emocional.

Recomendamos para você:  Doe Sangue

Para a osteopatia diagnósticos como: artrose, ansiedade e depressão, gastrite, enxaqueca, hérnia de disco, cólicas e todas as outras afecções são consequências de desequilíbrios. O doutor Fábio diz que a saúde é uma somatória de desequilíbrios bem adaptados, enquanto que a doença também é uma somatória de desequilíbrios, porém, não adaptados.

E quando a osteopatia pode ser utilizada??

Segundo doutor Fábio, a osteopatia pode ser indicada em quaisquer casos, até mesmo quando a pessoa não tem nenhuma dor/doença, pois pode auxiliar na melhora da qualidade de vida e prevenção das doenças.

“Encontrar a saúde deveria ser o objetivo do profissional de saúde. Qualquer um consegue achar a doença.” Andrew Taylor Still, M.D, D.O.

E se você quiser experimentar a osteopatia para você ter uma melhor qualidade de vida, o Dr. Fábio Bastos – Osteopata D.O, Ph.D esta atendendo através do telefone (43) 3339-0020.

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

• Graduado em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus Presidente Prudente;

• Mestre em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus Presidente Prudente;

• Doutor em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina – UEL;

• Osteopata D.O pelo Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual – IDOT;

• Formação em Lymph Drainage Therapy pelo Chickly Health Institute – EUA;

• Formação em Manipulação Visceral e Articular pelo Barral Institute – Brasil;

• Formação Avançada em Terapia CranioSacral e Liberação SomatoEmocional pelo Upledger Institute – Brasil;

• Revisor de revistas científicas nacionais e internacionais;

• Membro do Registro Brasileiro dos Osteopatas – RBrO;

• Membro do International Association of Healthcare Practitioners – IAHP;

• Atualmente atua em consultório na cidade de Londrina/PR e Avaré/SP.
Av. Ayrton Senna da Silva, 550 – sala 403. Torre Montello
Gleba Fazenda Palhano, Londrina/PR
Tel.: (43) 3020-3327

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários