Estudo com 120 mil pessoas bate o martelo: os antidepressivos funcionam

Maior pesquisa científica já feita a respeito analisou 21 medicamentos, e todos se mostraram eficazes; conclusão é válida para casos de depressão severa

23/02/2018

Os antidepressivos sempre estão pra lá e pra cá em discussão, não é? Sua eficácia é colocada em xeque, sempre com o mesmo motivo: o medo de que a indústria farmacêutica e médicos acabem prescrevendo os remédios em um nível muito maior do que o necessário…

Atualmente, segundo dados de 2017 da OMS, a depressão atinge cerca de 322 milhões de pessoas no mundo. De 2005 a 2015, o número de depressivos aumentou 18,4%. No Brasil, ela afeta 5,8% da população, totalizando 11,5 milhões de pessoas.

Um grande estudo liderado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e publicado na revista científica The Lancet, confirma que os antidepressivos realmente funcionam! A pesquisa contou com a análise de 21 dos antidepressivos mais prescritos, e em torno de 120 mil pessoas.

A análise considerou uma droga “efetiva” apenas quando ela reduzia os sintomas da depressão em 50% ou mais.  Com oito semanas de estudo, todos os 21 antidepressivos analisados resultaram alcançando essa média, e se mostraram mais eficazes do que um placebo.

Os pesquisadores também observaram que algumas drogas apresentaram maior eficácia do que outras, como a agomelatina, a amitriptilina, a escitalopram, a mirtazapina, a paroxetina, a venlafaxina e a vortioxetina, que são vendidos sob diversos nomes comerciais.

A pesquisa recebeu uma crítica: a maioria dos 120 mil casos analisados é de depressão severa, e não leve ou moderada, contra a qual os medicamentos podem ser  menos eficazes.

Com informações Revista Super Interessante

Recomendamos para você:  2 Minutos de caminhada reduz 33% o risco de morte prematura.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.