Tópicos ligados à alimentação, exercício e equilíbrio emocional estão ganhando cada vez mais destaque no nosso cotidiano. Isso acontece porque a qualidade de vida está sendo mais valorizada, principalmente em tempos de pandemia.
No entanto, a saúde bucal é frequentemente deixada de fora dessa equação, pois muitos parecem não relacioná-la com a qualidade de vida.
Pois saiba que a saúde da nossa boca não só é importante como está diretamente ligada à saúde de todo o nosso corpo.
Continue lendo para saber mais!
Doenças relacionadas à problemas bucais
A falta de cuidados bucais causa problemas que vão muito além de cáries e dores de dente. Algumas doenças sérias tem origem na falta de higiene e acompanhamento profissional.
A seguir, confira algumas doenças que podem ter origem na boca.
Endocardite
A endocardite é uma infecção no endocárdio (revestimento interno do coração). A doença ocorre quando germes e bactérias de outras partes do corpo – nesse caso, da boca – entram na corrente sanguínea, afetando o coração.
A boca se torna uma porta de entrada para esses germes e bactérias por causa da negligência com a higiene. Dessa forma, as bactérias que causam cáries, periodontites, entre outras doenças bucais se espalham para outras partes do corpo.
Doenças cardiovasculares
Por falar em bactérias orais e a relação com a saúde do nosso coração, a presença delas no nosso organismo pode causar infecções e inflamações, ocasionando doenças cardíacas, derrames cerebrais e obstrução das artérias.
Diabetes
As infeções causadas pela falta de higiene podem causar o aumento de açúcar no sangue, o que é um perigo para quem tem diabetes. Em decorrência disso a pessoa precisará de mais insulina para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
Pneumonia e artrite reumática
Os pulmões e as articulações são outras partes do nosso corpo afetados pelas bactérias da boca. A infecção delas pode causar pneumonia e artrite reumática.
O que acontece é que esses não são os lugares habituais das bactérias, por isso, elas não encontram resistência para se instalarem. Desse modo, elas se tornam mais difíceis de serem tratadas e combatidas pelo corpo.
O que a saúde bucal pode fazer pelo nosso bem- estar?
A negligência com a saúde bucal pode não só acarretar nas doenças citadas acima, como também atrapalhar a estética do sorriso e o nosso humor.
Basta pensar nas inconveniências causadas por problemas dentários. Imagine quando uma pessoa necessita de um tratamento de canal; Até que o problema seja resolvido ela precisa conviver com dores que afetam, inclusive, a sua produtividade no dia a dia.
Quando se trata da estética, costumamos associá-la a autoestima, o que também está ligada ao nosso bem-estar.
Quantas pessoas param de sorrir depois de uma extração de dente? E quantas mais tem a autoestima restaurada por um simples implante dentário?
Todos esses processos poderiam ser evitados com o devido cuidado. Sendo assim, priorizar nossa saúde bucal é também priorizar nossa qualidade de vida.
Afinal, como cuidar da minha saúde bucal?
Agora que você já sabe os problemas causados pela falta de cuidados com a boca e como ela está ligada a qualidade de vida, chegou a hora de aprender como garantir sua saúde bucal.
Para isso, é imprescindível que você se atente à alguns hábitos do dia a dia para mudá-los, caso necessário.
Troque de escova regularmente
A gente sempre ouviu que quando as cerdas da escova começam a se separar é hora de trocá-la. No entanto, o ideal é que ela seja trocada, no máximo, a cada três meses, mesmo que aparentemente ainda esteja intacta.
Isso porque, com o tempo, a escova começa a acumular bactérias em suas cerdas desgastadas.
Para aqueles que usam aparelho dentário a dica é usar escovas próprias para isso. Dessa forma, o acúmulo de placas bacterianas é evitado.
Escove os dentes com calma
Muitas pessoas acham que uma boa escovação consiste em esfregar os dentes com força e rapidamente. No entanto, a pressa é inimiga da saúde bucal.
O ideal é que você leve, no mínimo, dois minutos sem fazer movimentos muito fortes para não machucar as gengivas.
Além disso, escove os dentes ao acordar, depois das refeições e antes de dormir.
Não se esqueça de escovar a língua
Caso não seja devidamente escovada a língua pode se tornar um verdadeiro depósito de bactérias. Por isso, lembre-se que ela também faz parte da boca e merece atenção.
Use fio dental
Ele é o único capaz de tirar aquele resquício de comida que se prendeu entre os dentes. Além disso, o uso do fio dental previne sangramentos gengivais e a gengivite.
Escolha a pasta de dente correta
Preste atenção na composição da sua pasta de dente e, caso for necessário, peça uma indicação para o seu dentista.
Cremes dentais abrasivos danificam o esmalte do dente. Por isso, opte por aqueles que contém flúor e cálcio para fortalecer o sorriso.
A alimentação também conta
Todo mundo está careca de saber que “nós somos o que comemos”. Esse ditado pode ser aplicado também a saúde bucal.
Vários alimentos e bebidas influenciam diretamente na aparência do nosso sorriso, além de contribuir para o fortalecimento dos dentes e prevenção de doenças bucais.
Confira alguns deles abaixo:
Castanha do Pará
A castanha do Pará possui um óleo capaz de formar uma película protetora ao redor dos dentes, protegendo-os contra bactérias.
Morango
O morango ajuda a clarear os dentes por conta do ácido málico, propriedade que funciona como adstringente natural que auxilia na remoção de manchas.
Leite
O leite é rico em cálcio e fósforo, minerais que essenciais para a estrutura dos dentes. Algumas proteínas presentes nele e nos seus derivados diminuem a acidez bucal e, assim, protege o esmalte do desgaste.
Cuidar da saúde bucal é fácil!
Deu para perceber com esse conteúdo que cuidar da saúde da nossa boca não é uma tarefa difícil.
Além das dicas citadas acima é importante também que você conte com o acompanhamento de um dentista de confiança.
Em tempos de pandemia e restrições, em que a ida aos consultórios é mais difícil, contar com a tecnologia é uma boa solução.
Para as pessoas que querem saber, por exemplo, restauração de dente quanto custa, a saída é entrar em contato de forma online com o dentista.
Dito isso, lembre-se que encontrar o equilíbrio entre o corpo, mente e saúde bucal deve ser sua prioridade. Afinal, nada realmente funciona bem na nossa vida quando esses campos são negligenciados, não é mesmo?
Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Clínica Ideal.