Aedes aegypti, o mosquito 3 em 1!

Além do Zika

Dengue, você já ouviu falar e até conheça alguém que já teve esta doença, mas Zika e Chikungunya, talvez sejam doenças novas para você.

Saiba que estas doenças são causadas por 3 vírus diferentes, transmitidos pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. O que difere uma da outra é a intensidade dos sintomas.

A Dengue, sem dúvida é a mais grave entre as 3 doenças podendo causar a morte. A Chikungunya é a mais branda e a Zika moderada.

A Zika, no entanto, está fortemente associada a alterações neurológicas em adultos (Síndrome de Guillain-Barré) e crianças (microcefalia na gestação e infância).

Não existe vacina ou remédio que possa evitar qualquer uma destas 3 doenças e o tratamento é muito parecido para ambas.

zika dengue

Combater o mosquito é a única forma de evitar a transmissão. Por isso, você precisa ficar atento e fazer a sua parte. Não jogue lixo em lugares inapropriados, mantenha o quintal da sua casa sempre limpo. Não deixe nada que possa acumular água para o mosquito procriar disponível. E por fim, denuncie qualquer situação irregular na sua rua ou bairro.

Se sentir qualquer sintoma, não se automedique, procure seu médico ou uma unidade de saúde imediatamente.

Recomendamos para você:  Será o fim para a depressão em menos de 24 horas?

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Co-Fundador da Rais. Biomédico, Professor e Pesquisador da Disciplina de Imunologia na Escola de Medicina (PUCPR, Londrina). Coordenador do NETI – Núcleo de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação (PUCPR, Londrina). Delegado do CRBM1- Conselho Regional de Biomedicina em Londrina. Conselheiro da ComuniAids-Comissão Municipal de DST/Aids do Município de Londrina. Conselheiro do CAPC- Centro de Apoio ao Paciente com Câncer de Londrina. Conselheiro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários