Confira o que há de novo por aqui.

Como manter o seu sorriso saudável depois dos 40 anos?

O cuidado com a saúde bucal é essencial em todas as fases da vida. No entanto, a manutenção de um sorriso saudável depois dos 40 anos pode ser ainda mais necessária e um pouco mais complicada do que de costume.

A integridade dental é fundamental para uma boa alimentação e para a qualidade de vida, contudo, o acúmulo de problemas e maus hábitos ao longo da vida são capazes de resultar em prejuízos importantes na cavidade oral, após os 40 anos.

Por isso, além da preocupação com a odonto estética, os pacientes também precisam se atentar com a importância da preservação de uma boa saúde dental, focando nas melhores maneiras de tornar o sorriso mais resistente e bonito.

Importância de manter o cuidado com a saúde bucal após os 40 anos

A cavidade bucal é um local extremamente suscetível à proliferação microbiana que, por sua vez, é capaz de causar danos importantes em todos os tecidos bucais e em diversos outros órgãos do corpo. Portanto, o cuidado com a saúde dos dentes é imprescindível.

No entanto, depois dos 40 anos, os pacientes precisam prestar ainda mais atenção com esse aspecto do bem-estar. Isso porque, é neste período que os danos causados ao longo da vida passam a ficar ainda mais evidentes.

De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), aproximadamente 39 milhões de brasileiros, entre 30 a 40 anos, já perderam ao menos um dente. 

De forma alarmante, a mesma pesquisa aponta que a perda completa da arcada dentária pode atingir cerca de 41,5% das pessoas com mais de 60 anos.

E essa ocorrência pode ser resultado de inúmeros quadros clínicos importantes, como:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite grave;
  • Alterações na produção salivar;
  • Diabetes, entre outros.
Recomendamos para você:  Brasil é o país com mais dentistas no mundo, mas nem todos têm acesso

Isso, além de causar um impacto enorme na autoestima das pessoas, também pode afetar a saúde geral. Afinal, as bactérias bucais são capazes de infiltrar o sistema circulatório da região, espalhando infecções para todos os órgãos.

Assim, os pacientes passam a sofrer com doenças cardiovasculares, pressão alta, maior tendência ao desenvolvimento de patologias degenerativas, artrose e muitas outras condições que podem colocar a vida das pessoas em risco.

Melhores cuidados para deixar a saúde bucal em dia

Por isso, ainda que as doenças orais possam parecer inofensivas ou sem importância no início, essas condições tendem a não apresentar sintomas importantes até que os quadros já estejam mais avançados.

Assim, a melhor forma de lidar com as patologias bucais é através da prevenção e dos tratamentos profiláticos. Desta forma, para que seja possível garantir a plena saúde e bem-estar durante a terceira idade, é necessário que os pacientes foquem em ações, como:

  1. Higienização adequada

A escovação dos dentes, da língua e do aparelho dentário invisível – ou de qualquer outro acessório dentário – é fundamental para o controle da reprodução bacteriana e como forma de impedir a erosão dental, o aparecimento do biofilme bucal e de doenças.

Portanto, na hora de higienizar a boca, utilize escovas macias ou extras macias, fazendo movimentos circulares em um ângulo de 45º em relação à gengiva. Em seguida, passe sempre o fio dental mesmo se houver sangramentos ou desconfortos durante a escovação.

Essa rotina precisa ser repetida três vezes ao dia, ou após cada uma das refeições. No caso dos pacientes diabéticos, recomenda-se aumentar a frequência dessas limpezas.

  1. Cuidado com os maus hábitos

O hábito de fumar é extremamente prejudicial para todo o organismo e causa efeitos intensos nos dentes, no aparelho transparente – e nos demais dispositivos odontológicos – e nos tecidos estomatognáticos.

Recomendamos para você:  Dicas para uma vida bucal saudável

Esse costume é especialmente perigoso para os pacientes com mais de 40 anos. Pois, além de triplicar as chances de desenvolver a doença periodontal grave e ter a recuperação prejudicada, esses pacientes tendem a desenvolver o câncer de boca.

  1. Atente-se com a alimentação

A alimentação inadequada – rica em açúcares, carboidratos e bebidas ácidas – auxilia no enfraquecimento do esmalte dentário, aumentando a probabilidade do desenvolvimento de cáries e de outras doenças. 

Por existir essa facilidade, é recomendado que comidas com muito açúcar, acidez ou gordura sejam evitadas ou consumidas com cautela.

Ao mesmo tempo, é muito importante que os pacientes aumentem a ingestão de alimentos frescos, como o leite, frutas, verduras e hortaliças, como forma de reposição dos nutrientes necessários para a remineralização dos dentes e o fortalecimento do sistema imunológico.

  1. Faça visitas regulares com o dentista

Além de servir como forma de sanar dúvidas sobre tratamentos e acessórios odontológicos – como o aparelho para bruxismo valor, por exemplo –, as visitas recorrentes ao dentista são cruciais para a limpeza profunda das arcadas e para uma boa avaliação médica.

Por meio dessas consultas, os profissionais são capazes de detectar o desenvolvimento de doenças prematuras e sintomas que podem representar doenças mais graves, como o câncer ou o desenvolvimento da diabetes.

É recomendado que todos os pacientes façam, ao menos, uma consulta de rotina e limpeza com um dentista qualificado a cada seis meses. No entanto, essa constância pode ser reduzida para quatro meses, em casos de indivíduos diabéticos.

Além disso, o consultório odontológico é o melhor local para aprender sobre o aparelho para bruxismo onde comprar, fazendo com que esse tipo de acessório se encaixe perfeitamente na sua dentição. 

Recomendamos para você:  Saúde bucal em idosos: saiba como cuidar da melhor forma

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe