Fechar Anúncio X

Dicas para uma vida bucal saudável

A busca por uma vida mais saudável e mais equilibrada é fundamental para a prevenção de doenças que possuem origens variadas.

A busca por uma vida mais saudável e mais equilibrada é fundamental para a prevenção de doenças que possuem origens variadas. 

Por meio da internet, dicas e métodos começaram a ser buscados e profissionais a serem contactados em maior escala. 

Um exemplo são as pesquisas com termos como “restauracao de dente quanto custa” nos mecanismos de busca da internet. 

A saúde bucal é um dos tipos de pesquisa mais realizados quando nos referimos ao encontro de uma vida mais saudável.

E não é para menos, além de lidar com a estética e mexer com a autoestima, uma boa saúde bucal evita o aparecimento de muitas doenças, tanto bucais como relacionadas com o resto do corpo. 

Nesse artigo falaremos sobre algumas doenças que podem aparecer quando a saúde bucal não está em dia e dicas para obter uma boa saúde bucal.

Dicas para uma vida bucal saudável

Cuidar da saúde bucal é fundamental para manter uma vida tranquila e equilibrada. E manter os dentes limpos e as gengivas saudáveis é uma tarefa cotidiana, e que por conta da rotina de muitos, acabam não dando a devida atenção, causando problemas como formação de placas bacterianas e em alguns casos sendo necessária a extração de dente.

A falta de higiene nos dentes pode originar uma série de doenças que vão além da região da boca. 

Mas, antes de vermos algumas doenças que podem ser causadas por uma saúde bucal deficitária, falaremos de dicas para manter um sorriso bonito e sadio.

  1. Escove os dentes de maneira certa

Doenças bucais em grande parte são causadas por uma má escovação. Por isso é necessário realizar a escovação da maneira correta, para que restos de alimentos não fiquem presos nos dentes, na língua e gengivas, causando proliferação de bactérias.

Por isso, escove sempre os dentes ao acordar, depois das refeições principais, e principalmente antes de dormir. 

Também é aconselhado o uso de creme dental com flúor para manter os dentes fortes e evitar o desgaste dos mesmos.

  1. Use fio dental

O fio dental é um aliado poderoso para a limpeza dos dentes, pois retira todo o acúmulo de sujeira entre a gengiva e os dentes. 

Assim, evitando a formação de placas bacterianas nos dentes e até em um possível implante dentário.

  1. Tenha uma alimentação saudável

Por fim, a alimentação equilibrada é fundamental para uma saúde bucal adequada e eficiente. 

Evitar o consumo de açúcar evita cáries, e consumir alimentos ricos em vitamina D são importantes para o fortalecimento dos dentes.

Agora que já sabemos como manter uma vida bucal saudável, falaremos sobre algumas doenças que podem ser evitadas ao tomar esses cuidados. 

Lembre-se, uma boa escovação e saúde da boca evita doenças que vão além das bucais. 

Confira!

Evitando doenças com a saúde bucal em dia

O corpo humano trabalha de forma integral, e por conta disso a saúde bucal está intrinsecamente relacionada com várias funções do corpo, e por isso que os cuidados que citamos acima são fundamentais para prevenir tais doenças.

As doenças prevenidas por uma boa saúde bucal vão além dos problemas relacionados à própria boca, mas também, se relacionam com a prevenção de doenças coronárias.

Neste tópico falaremos de doenças que podem ser evitadas com uma boa saúde bucal, tanto doenças bucais como as não bucais.

  1. Cáries

A cárie é um problema comum, é formado por bactérias que transformam os restos de comida em ácido, o que acaba trazendo desgaste ao dente. 

Além do mais, é a causa de outras doenças periodontais mais sérias, sendo necessário fazer procedimentos mais complexos, como o tratamento de canal.

Para evitar é preciso manter uma boa alimentação, evitar alimentos açucarados e manter a higienização dos dentes. 

  1. Periodontite

É a inflamação dos dentes de forma mais avançada. Alguns sintomas da periodontite são sangramento na gengiva, mau hálito e retração da gengiva.

Para evitar a periodontite é preciso uma boa higienização e consultas regulares ao dentista.

  1. Endocardite bacteriana

A falta da higiene bucal também pode causar uma infecção que afeta o coração e que pode vir a ser fatal. 

Se a infecção não for tratada, caso haja um pequeno ferimento da boca, pode entrar na corrente sanguínea, atingindo válvulas e tecidos podendo até  agravar doenças cardíacas.

Por isso que pessoas com problemas cardíacos ou com predisposição a doenças coronárias devem acima de tudo manter a higienização da boca em dia.

  1. Parto prematuro

As mulheres grávidas devem tomar vários cuidados ao longo da vida, e uma delas deve ser o cuidado odontológico, no chamado pré-natal odontológico. 

Isso porque as mulheres grávidas tendem a ter gengivas mais sensíveis a inflamações, que podem estimular contrações uterinas, dilatação do colo do útero e antecipar o trabalho de parto.

Conclusão

Com tudo que foi apresentado nesse texto, fica bem nítida a importância de manter uma boa saúde bucal em todos os momentos, sempre tomando os devidos cuidados e indo regularmente ao dentista, a fim de evitar problemas maiores e garantir sempre uma vida saudável.

 

Recomendamos para você:  Especialidades médicas mais bem pagas no Brasil e no mundo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.


Also published on Medium.

Segredos para uma vida longa Dr. Victor Sorrentino

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: