Sabe aquele ingrediente presente no curry, o açafrão-da-terra.. ou cúrcuma? Pois bem, a cor alaranjada desse tempero indiano composto por diversas especiarias é sinal de substância chamada curcumina, a qual cientistas da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, acabam de descobrir, tem efeitos promissores na memória! A pesquisa foi publicada no Jornal Americano de Psiquiatria Geriátrica .
O estudo foi realizado com a análise do papel de um suplemento de curcumina facilmente absorvível na memória de pessoas sem demência, checando ainda o potencial impacto nas placas microscópicas que se formam no cérebro de quem tem Alzheimer. Envolveu 40 adultos de 50 a 90 anos que tinham queixas leves em relação à capacidade de guardar informações. Os participantes receberam placebo, ou 90 miligramas de curcumina duas vezes ao dia, durante 18 meses.
As vantagens para os participantes que receberam a substância foram notáveis: a memória ficou mais afiada, e a capacidade de atenção também melhorou! Para completar, o humor também foi beneficiado, e exames revelaram menor agregação de placas em certas regiões da massa cinzenta.
De acordo com o principal autor do estudo, Gary Small: “ainda não está completamente elucidado como a curcumina age, mas pode ter a ver com sua habilidade de reduzir inflamação no cérebro, processo que tem sido associado tanto ao Alzheimer como à depressão”.
Embora a investigação tenha sido realizada com a curcumina isolada, não custa lembrar que os cidadãos na Índia – país que é grande consumidor do curry – apresentam baixa prevalência de Alzheimer.
Já é motivo para consumir mais o tempero, não é? E outra… a substância também anima cientistas pelo seu poder de diminuir o risco de câncer. Será? Estamos na torcida!
Com informações Revista Super Interessante