Você sabia? Comer sal em excesso reduz o desempenho do cérebro!

Experiência com ratos de laboratório revelou que o sal reduz o fluxo sanguíneo cerebral

Se você é daquelas pessoas que têm uma quedinha pelo sal, é bom prestar atenção nesta pesquisa que a Rais trouxe:

Um estudo realizado por cientistas, e publicado no jornal científico Nature Neuroscience, revelou uma associação entre o sódio e déficits cognitivos: em três meses de estudo, animais apresentaram alterações nos vasos e diminuição de fluxo sanguíneo para o cérebro, após uma dieta humana rica em sal por 12 semanas.

Essa pesquisa é mais um forte motivo para evitar itens cheios de sódio, mineral que, em excesso, faz a pressão decolar, comprovadamente,  aumentando os riscos cardíacos.

E ainda, para completar, alguns testes provaram que a capacidade de raciocínio e memorização dos ratos ficou abalada.

De acordo com os autores, tudo indica que o sódio impacta negativamente as células endoteliais dentro dos vasos sanguíneos cerebrais, comprometendo o fluxo de sangue para a massa cinzenta, o que contribui para uma série de encrencas!

Os cientistas ainda descobriram mais: por meio do estímulo, ao voltarem a uma dieta normal, os animais apresentaram danos (tanto nas veias e artérias quanto no funcionamento do cérebro) revertidos. Ou seja, os males podem ser revertidos.

Devemos ter cautela antes ao cravar que o sal piora o raciocínio, pois o estudo foi realizado com animais, e para isso, são necessários novos estudos. Não devemos também culpá-lo por doenças como Alzheimer.

Mas, de qualquer forma, doses excessivas de sódio estão associadas ao AVC, disso nós já sabemos… e esse problema pode, sim, culminar em perdas de funções cognitivas.

Melhor prevenir então, não é mesmo?

Com informações Revista Super Interessante

Recomendamos para você:  Colesterol alto? Saiba como evitar!

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários