Você sabia? Comer sal em excesso reduz o desempenho do cérebro!

Experiência com ratos de laboratório revelou que o sal reduz o fluxo sanguíneo cerebral

Se você é daquelas pessoas que têm uma quedinha pelo sal, é bom prestar atenção nesta pesquisa que a Rais trouxe:

Um estudo realizado por cientistas, e publicado no jornal científico Nature Neuroscience, revelou uma associação entre o sódio e déficits cognitivos: em três meses de estudo, animais apresentaram alterações nos vasos e diminuição de fluxo sanguíneo para o cérebro, após uma dieta humana rica em sal por 12 semanas.

Essa pesquisa é mais um forte motivo para evitar itens cheios de sódio, mineral que, em excesso, faz a pressão decolar, comprovadamente,  aumentando os riscos cardíacos.

E ainda, para completar, alguns testes provaram que a capacidade de raciocínio e memorização dos ratos ficou abalada.

De acordo com os autores, tudo indica que o sódio impacta negativamente as células endoteliais dentro dos vasos sanguíneos cerebrais, comprometendo o fluxo de sangue para a massa cinzenta, o que contribui para uma série de encrencas!

Os cientistas ainda descobriram mais: por meio do estímulo, ao voltarem a uma dieta normal, os animais apresentaram danos (tanto nas veias e artérias quanto no funcionamento do cérebro) revertidos. Ou seja, os males podem ser revertidos.

Devemos ter cautela antes ao cravar que o sal piora o raciocínio, pois o estudo foi realizado com animais, e para isso, são necessários novos estudos. Não devemos também culpá-lo por doenças como Alzheimer.

Mas, de qualquer forma, doses excessivas de sódio estão associadas ao AVC, disso nós já sabemos… e esse problema pode, sim, culminar em perdas de funções cognitivas.

Melhor prevenir então, não é mesmo?

Com informações Revista Super Interessante


Also published on Medium.

Recomendamos para você:  Aquecendo Coracões

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.