Estudo revela relação entre açúcar e câncer!

Consumo hiperativo de açúcar por células cancerígenas leva a um ciclo vicioso de estímulo do crescimento e desenvolvimento do câncer

Células cancerígenas gostam (e muito) de açúcar – e, nos períodos em que o tumor cresce rapidamente, digerem a substância até 200 vezes mais rápido que células normais – foi a descoberta que levou o médico alemão Otto Heinrich Warburg, a ganhar o prêmio Nobel de Medicina, em 1931.

Depois de nove anos de pesquisas, em 2017, cientistas da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, descobriram porque e como isso acontece: “nossa pesquisa revela como o consumo hiperativo de açúcar por células cancerígenas leva a um ciclo vicioso de estímulo do crescimento e desenvolvimento do câncer”, afirmou um dos colaboradores, Johan Thevelein, em comunicado. “Ou seja: nós conseguimos explicar a correlação entre a força do fenômeno descoberto por Warburg e a agressividade do tumor.”

A correlação

Uma célula pode gerar energia por respiração ou fermentação. Para gerar através da respiração, utiliza a glicose dos carboidratos, e o oxigênio, para gerar energia. O que sobra desta reação é o gâs carbônico – o COque você expira.

Já através da fermentação,  não usa o oxigênio – e é o método de produção de energia favorito de fungos, como as leveduras, por exemplo, que fazem pães e bolos crescerem. Da fermentação, além do gás carbônico, sobra o álcool.

A fermentação funciona como plano B no nosso organismo: nossos músculos, por exemplo, só a utiliza quando o ar que entra não é suficiente para suprir as necessidades energéticas das células.

Entretanto, as células mutantes de um tumor realizam fermentação e respiração ao mesmo tempo, mesmo que a quantidade de oxigênio recebida seja satisfatória. Com os dois processos acontecendo, a todo vapor, elas consomem os carboidratos (açúcares)  200 vezes (sim, duzentas) mais rápido do que o normal.

Procurando respostas para essa anomalia, os cientistas foram pesquisar as leveduras – os fungos que são princípio ativo do fermento, que dão preferência à fermentação, e possuem proteínas chamadas RAS, que controlam, tanto nos fungos como nos mamíferos, o ritmo das divisões celulares.

Recomendamos para você:  Sea Hero Quest: Jogo criado por cientistas pode ajudar a diagnosticar Alzheimer e outras doenças

A resposta que os cientistas encontraram é que a fermentação do açúcar no interior da célula promove um processo que estimula a hiperatividade das proteínas RAS, acelerando o crescimento do tumor. Se torna um ciclo vicioso, em que a fermentação alucinada de glicose abastece o câncer de energia e desencadeia mutações que fazem com que ele cresça muito rápido.

E o problema das proteínas RAS é que quando elas saem de controle devido a uma mutação genética, elas começam a ordenar a reprodução das células (sejam elas do corpo humano ou de um fungo) em uma velocidade muito maior. Células se multiplicam exponencialmente: uma vira duas, duas viram quatro, quatro viram oito. E por aí vai: na décima geração, já há 1024 células mutantes onde antes havia uma só. E é desta forma que o câncer cresce tão rápido

Devemos deixar claro que o açúcar não causa câncer. Mas sim as mutações genéticas. O que ele faz, assim como em todas as outras células, é abastecer o crescimento do tumor, isso depois que ele já existe no organismo. Agora, com essa pesquisa, a ideia é realizar estudos sobre como mexer com o metabolismo do câncer – e, quem sabe, impedir sua proliferação.

Com informações Revista Super Interessante


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.