Exercícios Físicos são uma verdadeira fonte da juventude

O ser humano sempre foi fascinado por encontrar a fonte da juventude. Será que os exercícios físicos são o caminho?

13/01/2015

rais-data-exercícios-físicos-fonte-da-juventude-header

O ser humano sempre foi fascinado por encontrar a fonte da juventude. E talvez agora com os exercícios físicos cada vez mais praticas, os primeiros indícios de que estamos no caminho certo começam a aparecer.

Quanto mais velhos ficamos, mais ficamos limitados a executar algumas atividades.

Muitas vezes a limitação é tão grande que atividades simples como caminhar, sentar e levantar, já não podem mais ser feitas sozinho.

Na verdade, muitas partes do seu corpo, até mesmo em nível celular, mudam para uma forma não desejada. Elas envelhecem, perdem algumas funções, algumas propriedades, elas morrem.

Mas será que existe uma forma de evitar ou pelo menos retardar este processo?

Veja Também:

Exercícios físicos podem ser o caminho: O Estudo

Como as pessoas, ao ficarem velhas, ficam cada vez mais sedentárias, sempre foi muito difícil entender os benefícios da atividade física no corpo humano. Depois de uma certa idade, era difícil separar o que era devido ao sedentarismo e o que era devido a idade em si.

Mas um estudo recente publicado no Jornal da Psicologia por cientistas pode ter dado um primeiro passo na descoberta da verdadeira relação entre os exercícios físicos e o envelhecimento.

O estudo foi feito com voluntários homens e mulheres, entre 55 e 79 anos. Eles praticavam ciclismo de uma maneira não profissional, mas bem intensa.

Recomendamos para você:  Porque a qualidade da água que você bebe é importante

Foram executados alguns testes nestas pessoas como capacidade de resistência, massa e força muscular, força de pedalagem, saúde do metabolismo, equilíbrio, memória, densidade óssea e reflexos e também um teste de “levantar e caminhar”. Neste último, a pessoa inicialmente está sentada em uma cadeira, ela levanta-se, caminha alguns passos, vira-se e retorna na cadeira sentando-se, sem auxílio das mãos (o que parece simples quando se é jovem mais posso pensar em pelo menos 1 dúzia de conhecidos de idade que não conseguiriam fazer este processo).

A ideia era, se os resultados se apresentarem semelhantes entre os ciclistas, com certeza era devido a atividade física uma vez que eles possuem idades diferentes.

Exercícios Físicos

Os Resultados – exercícios fazem realmente a diferença

Os resultados foram surpreendentes. Mesmo com a variação de idade, os índices de equilíbrio, reflexos, saúde do metabolismo e memória permaneceram muito constantes dentro do grupo de ciclistas. E foram muito melhores se comparados com indivíduos considerados “não praticantes de exercícios físicos” da mesma idade.

No teste de levantar e sentar da cadeira por exemplo, a média de indivíduos idosos é de 7s para todo o processo. Os resultados do grupo foram de 5s, o que é melhor do que muitos adultos até mais novos do que 55 anos.

Porém com relação a massa e força muscular e capacidades aeróbicas, os indivíduos mais velhos obtiveram resultados piores que os mais novos, mostrando que a idade afeta estas características.

Mas mesmo assim quando comparados com a média da população, os ciclistas mais velhos ficaram acima. Isso mostra que a atividade física melhora e muito o condicionamento também para estas características, mesmo com o envelhecimento natural.

Exercícios Físicos são uma verdadeira fonte da juventude

Exercícios Físicos

Se os dados dos ciclistas fossem fornecidos para um médico e ele tivesse a tarefa de adivinhar a idade das pessoas, com certeza o médico erraria. No papel, todos os voluntários parecem mais jovens, dizem os pesquisadores.

Veja Também:

Agora os pesquisadores irão monitorar estes indivíduos e refazer os testes daqui 10 anos para entender a evolução dos resultados. De qualquer forma, está mais que comprovado o indício de que exercícios físicos podem sim te manter jovem por mais tempo.

Recomendamos para você:  10 posições de yoga para quem fica muito sentado

Fonte:

  1. NY Times

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

CEO da Rais Saúde e da Connect HealthCare.
Técnico em Alimentos pelo CEFET-PR (99), Engenheiro Eletricista pela UDESC-SC (2009), MBA em Gestão empresarial pela FGV (2013), Trainee e 5 anos de experiência com Gestão de Projetos e Pessoas pela indústria de linha branca (2009-2014). Curioso em programação, blogs e sistemas e tudo que envolva Startups (minha fase atual profissional).

Atleta desde pequeno, apaixonado por basquete (já fui atleta semi-profissional na juventude), por academia e corrida (mas adoro esportes em geral) e música (toco meu violãozinho meia boca).

Também gosto de ciência (de onde viemos e para onde vamos) e neurociência, meditação e sempre curioso sobre como deixar nossa máquina “corpo humano” mais afinada e obter a melhor performance para o nosso dia-a-dia.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários