Banho saudável existe e você pode tomar todos os dias.

Quanta novidade não é mesmo? Então veja como usar o banho saudável para lavar o corpo por fora e por dentro e também lavar a alma.

13/01/2015

rais-data-banho-saudavel

Quem diria que o banho, um ato tão simples e corriqueiro poderia esconder segredos tão interessantes e se tornar um hábito saudável. Antigamente você tomava banho para ficar limpo e cheiroso, mas depois de ler esta matéria você irá tomar banho para melhorar o estresse, combater a depressão, ficar mais ligado para começar o dia ou relaxado para dormir e até mesmo emagrecer.

Quanta novidade não é mesmo? Então veja como usar o banho saudável para lavar o corpo por fora e por dentro e também lavar a alma.

Como e quando tomar banho?

Um banho quentinho é uma delícia a qualquer momento do dia não é mesmo? Até no verão intenso tem gente que não gosta de tomar banho gelado. Mas ai já aparece a primeira novidade: Os maiores benefícios do banho estão relacionados a água fria (em torno de 10 a 15 graus). Nem tudo é moleza na vida não é mesmo, o banho saudável é frio.

A água quente para o banho é geralmente recomendada a noite, para quem tem problemas para dormir. A razão é que sair de um banho quente e tomar um ar mais frio causa uma diminuição rápida da temperatura do corpo, o que ajuda você a entrar em um estado tranquilo e relaxado, excelente para dormir.

Mas se a intenção é acordar e ficar bem disposto para um dia de trabalho, então você terá inevitavelmente que mergulhar nessa fria. Mas porque “raios” você iria, sem ter uma arma apontada na sua cabeça, entrar em uma ducha fria logo de manhã?

Veja Também:

O que eu ganho entrando nessa fria do banho saudável?

A hidroterapia é uma ciência milenar e é usada para alívio do estresse e para revigorar. Isso até conseguimos perceber no dia-a-dia, mas o que é surpreendente são outros benefícios:

Recomendamos para você:  Você passou o dia cansado? Isso pode ser devido a sua má qualidade do sono.

Melhora o sistema imunológico:

Estudos mostram que banhos frios ajudam a aumentar o número de glóbulos brancos no nosso organismo, que são responsáveis pela defesa contra doenças. Nosso corpo tende a manter a temperatura constante. Ao tomar banhos frios, o corpo tenta se aquecer e neste processo ele aumenta o metabolismo e ativa o sistema imunológico, liberando mais glóbulos brancos na corrente sanguínea.

Melhora a circulação sanguínea:

A água fria causa vasoconstrição de nossas veias e artérias, ou seja elas ficam mais fechadas. Este fechamento temporário faz o sangue circular com uma vazão maior, o que é excelente para a saúde cardiovascular pois o sangue flui mais rapidamente no organismo. Quanto mais sangue passa, mais oxigênio é levado para os órgãos e mais capacidade de remover gorduras acumuladas nas artérias.

Melhora a pele e o cabelo:

Tomar banhos frios faz com que os poros e cutículas se contraiam. Isto ajuda a impedir que os óleos naturais da pele e do couro cabeludo sejam arrancados muito facilmente. Ao manter um equilíbrio adequado do óleo, você terá o cabelo macio, brilhante e natural e também conseguirá mantê-los limpos por mais tempo.

Reduz o estresse:

A água fria tem se mostrado um redutor natural do estresse oxidativo do corpo, diminuindo os níveis de ácido úrico e aumentando a glutationa, um antioxidante considerado um dos mais importantes para um corpo saudável. Isto faz com que você adquira uma maior tolerância ao estresse.

Aumenta a capacidade de queimar gorduras:

A água fria ajuda na absorção de glucose, resultando na produção de células de gordura marrom, que geram calor, queimando energia e mantendo você com menos gordura.

Te deixa mais alerta:

Quando a água fria atinge o seu pescoço ela faz com que você respire profundamente quase que instantaneamente. Isso aumenta a absorção de oxigênio e deixa o coração a “ponto de bala”, bombeando mais rapidamente o sangue através do corpo e te dando um impulso natural de energia.

Recomendamos para você:  Quer ser mais sexy? 6 dicas que a ciência pode te dar!

Ajuda no combate a depressão:

O banho frio estimula o sistema nervoso simpático e eleva os níveis de beta-endorfina no sangue. O sistema nervoso manda um alto nível de impulsos elétricos da periferia do corpo para o cérebro, o que produz um efeito antidepressivo natural e melhoria do humor, sem efeitos colaterais ruins ou criação de dependência.

Ajuda na recuperação das dores musculares dos treinos:

Um estudo realizado em 2009 descobriu que as pessoas que descansavam imersos em água fria após o seu exercício tinham uma diminuição da dor muscular pós treino, causada pelo treinamento de resistência, andar de bicicleta ou correr. Verificou-se que um banho de 24 minutos em água com temperaturas de cerca de 10 – 15 graus Celsius (50F – 59F) foi o mais eficaz.

Tomar um banho frio após os treinos ainda teria um efeito positivo sobre a dor muscular de longa duração. Quanto mais tempo você fica exposto a água fria, maior o benefício. A pesquisa também mostra que alternando quente e frio no banho depois de um treino pode ajudar a reduzir a dor e acelerar a recuperação, diminuindo a concentração de lactato no sangue.

Tudo muito legal, mas existe um jeito fácil de encarar a água fria do banho saudável?

Nesta história toda a pior parte é entrar embaixo d’água. E o mais complicado é a primeira vez, porque depois o corpo acostuma e com o passar do tempo você fica somente com os benefícios do banho gelado e esquece a parte difícil. Aqui vão algumas dicas para te ajudar neste processo:

Ligue a água direto no frio:

A dica é já começar pelo frio, não começar no quente e ir esfriando. A água não precisa ser gelada, apenas fria (cerca de 10 graus).

Banho saudável existe e você pode tomar todos os dias.

A água não precisa ser gelada, apenas fria (cerca de 10 graus). Agora, para que as luvas? 😉

Pés primeiros:

Seus pés vão ajustar a temperatura mais rapidamente. Então comece por eles e siga para a parte inferior toda do corpo.

Recomendamos para você:  19 Alimentos que ajudam a matar a gordura abdominal

Mãos segundo:

Molhe as suas mãos e braços e em seguida, jogue água sobre seu torso. Até aqui você já deve estar com as pernas e a frente completamente molhado.

Cabeça embaixo:

Aqui você já vai sentir aquele peso na respiração, por isso cuidado para não respirar água. Neste momento você já deve estar pensando: “hey, eu posso fazer isso!”

Agora as costas:

Milhões de fibras nervosas passam através de sua coluna vertebral de modo que molhar as costas é a parte mais difícil. Mas coragem, depois que molhou, tudo acaba.

Veja Também:

Para encerrar, um ciclo quente/frio

Fazer ciclos quentes/frios pode ajudar ainda mais e potencializar os benefícios. Depois de terminar o seu ritual de limpeza normal, conte 30 segundos sob a água fria.

Após 30 segundos, mude para o quente, o quão quente você puder aguentar e fique mais 30 segundos. Isso abre os vasos capilares, aumenta o fluxo de sangue e fornece um conjunto gigantesco de estímulos por todo o corpo. Finalmente, finalize com mais um ciclo de frio. Sempre finalize com frio.

Pronto! Agora você está apto a praticar a hidroterapia e ter um banho saudável todos os dias, desfrutando de todos os benefícios que um simples banho, bem feito, pode te proporcionar. Então, bom banho!

Fontes:

  1. Entrepreneur
  1. Collective Evolution

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

CEO da Rais Saúde e da Connect HealthCare.
Técnico em Alimentos pelo CEFET-PR (99), Engenheiro Eletricista pela UDESC-SC (2009), MBA em Gestão empresarial pela FGV (2013), Trainee e 5 anos de experiência com Gestão de Projetos e Pessoas pela indústria de linha branca (2009-2014). Curioso em programação, blogs e sistemas e tudo que envolva Startups (minha fase atual profissional).

Atleta desde pequeno, apaixonado por basquete (já fui atleta semi-profissional na juventude), por academia e corrida (mas adoro esportes em geral) e música (toco meu violãozinho meia boca).

Também gosto de ciência (de onde viemos e para onde vamos) e neurociência, meditação e sempre curioso sobre como deixar nossa máquina “corpo humano” mais afinada e obter a melhor performance para o nosso dia-a-dia.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários