Natação para idosos: 6 motivos de que este pode ser o esporte ideal para a terceira idade

A natação pode ser o esporte ideal para idosos uma vez que minimiza este risco de lesões nas articulações e ossos e fornece um excelente desenvolvimento muscular.

rais-data-natacao-oldOld_man_swimming[1]_1

Quais os benefícios da natação para os idosos? Quanto mais o tempo passa, mais nosso corpo vai enfraquecendo e ficando propenso a lesões. Porém, a prática de esporte fortalece a musculatura do nosso corpo e deixa ele mais resistente contra este tipo de dano. O grande problema é que alguns esportes são tão intensos que exigem muito mais do apenas a musculatura, eles forçam também as articulações e até mesmo os ossos, quanto possuem muito risco de queda.

Veja Também:

A natação pode ser o esporte ideal para idosos uma vez que minimiza este risco de lesões nas articulações e ossos e fornece um excelente desenvolvimento muscular.

6 Benefícios da Natação para os idosos

Na verdade os benefícios aqui são para todas as pessoas que gostam e praticam ou vão começar a praticar este esporte. Mas para os idosos eles possuem um valor ainda maior. Confira:

Risco de queda:

Um estudo recente avaliou pela primeira vez o risco de queda entre os esportes. E não muito surpreendentemente, a natação foi o esporte que tem o menor risco. Ela tem menos probabilidade de quedas que uma simples caminhada por exemplo. E menos queda, menos risco de lesões.

Ajuda no equilíbrio:

A natação desenvolve a musculatura do corpo fundamental para o equilíbrio, evitando assim mais quedas, melhorando a postura e até mesmo eventuais dores lombares.

Melhora a respiração:

A natação tem uma proposta diferente da corrida por exemplo para ganhar fôlego. O fato de trancar a respiração por alguns momentos faz com que melhore o condicionamento físico. E também como existe muito vapor d’água por ali, é um hidratante natural para as vias aéreas.

Recomendamos para você:  Tuberculose Pulmonar - 70 mil casos novos por ano no Brasil

Baixo risco de lesões:

Na água, o corpo diminui drasticamente a força que é exercida nas articulações no momento da atividade física. Por isso, lesões comuns como tornozelo, joelho e coluna são menos frequentes. E ainda é um esporte muito intenso por isso pode-se esperar desenvolvimento muscular das pernas, lombar, peito e braços principalmente.

Ajuda com as dores nas costas:

Por não ter impacto na coluna e fortalecer a lombar, a natação pode ser um excelente auxiliar no tratamento de dores lombares.

Reduz o estresse:

Água é vida e assim como um banho bem tomado reduz nossa tensão, este esporte tem um excelente poder de relaxamento tanto muscular como mental. Ao contrário de outros esportes que deixam você “ligadão” por muito tempo, a natação é um esporte que você pratica e logo depois está prontinho para uma excelente noite de sono.

Veja Também:
Consulta:

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários