Confira o que há de novo por aqui.

Muito Além da Gripe

As vacinas são uma espécie de “remédio”, que nos protege antes que algumas doenças infectocontagiosas sejam adquiridas. Tem função de “criar” proteção para o corpo, ativando o sistema imunológico antes da doença, assim, se um vírus invadir nosso corpo, por exemplo, caso estejamos vacinados contra ele, não ficaremos doente.

Não existe vacina para todas as doenças, mas é fundamental que utilizemos as que existem. Recentemente o Ministério da Saúde incorporou no calendário vacinal brasileiro a vacina contra o vírus HPV (Papilomavírus humano) causador do câncer do colo do útero, segunda neoplasia mais comum entre as mulheres e que causa a morte de milhares de mulheres em todo o mundo.

Em clínicas particulares, esta vacina custa até R$ 450,00 a dose, mas está disponível gratuitamente nos postos de saúde para meninas entre 9 a 13 anos. As vacinas, ao contrário dos remédios convencionais, devem ser utilizadas antes da doença, antes da infecção, por isso, em sua maioria, são aplicadas na infância.

Vacinas são seguras?

É importante dizer que as vacinas utilizadas atualmente são altamente seguras e não causam qualquer problema a pessoa vacinada, seja criança ou adulto. É possível que uma pequena irritação e dor no local da picada (quando injetadas) ou uma eventual febre moderada surjam após uma vacina. Mas não há com que se preocupar, estes são sintomas normais e entendidos como uma resposta positiva do organismo.

Quando Vacinar?

VACINAÇÃO-INFANTIL-CONTRA-POLIOMIELITE-24º

A vacinação começa logo nos primeiros dias de vida. Antes de deixar a maternidade o bebê deve tomar duas vacinas: A BCG contra a Tuberculose e a Primeira dose contra o Vírus da Hepatite B (HBV). A vacina contra a Hepatite B requer mais duas doses: a segunda dose, dois meses após a primeira e a última dose, seis meses após a primeira dose.

ATENÇÃO MAMÃE: Estas vacinas são gratuitas e devem ser aplicadas pela maternidade, seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde. Caso não sejam, procure um posto de saúde e faça a aplicação das vacinas. Ao sair da maternidade o bebê receberá sua carteirinha de vacinação, documento fundamental para o seguimento de imunização.

Recomendamos para você:  Uso do DIU reduz em um terço os riscos de câncer cervical, diz estudo!

Programa Nacional de Vacinação:

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente várias vacinas que protegerão seu filho contra diversos tipos de doenças, entre elas a varíola e da poliomielite (paralisia infantil).

Para as mamães e papais, não deixem de vacinar seus filhos, é um ato de amor que poderá salvá-lo de várias doenças.

Os adultos também estão contemplados com diversos tipos de vacinas. A vacina contra a gripe é um exemplo, e deve ser tomadas anualmente.

Fique atento aos programas e campanhas de vacinação durante o ano. Caso tenha alguma dúvida, procure um posto de saúde ou o médico de sua confiança. Para consultar o calendário vacinal oficial do Ministério da Saúde clique neste link (http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/13600-calendario-nacional-de-vacinacao).

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe