Novo aplicativo pode detectar anemia apenas com foto das unhas!

Nova forma de diagnóstico capaz de medir níveis de hemoglobina pode representar o fim das agulhas

Você sabia que através das unhas é possível diagnosticar um possível quadro de anemia? Sim, agora isso é possível! É o que foi divulgado recentemente na revista científica Nature Communications, com a publicação de um estudo realizado por cientistas da Escola de Medicina da Universidade Emory, de Atlanta (EUA), que desenvolveram um aplicativo de celular capaz de diagnosticar a anemia através de fotos das unhas dos dedos – conseguindo identificar, aliás, se o usuário está com níveis adequados de hemoglobina no sangue.

O aplicativo foi desenvolvido como parte do trabalho de doutorado do engenheiro biomédico Rob Mannino, e foi inspirando em um problema pessoal de saúde, com a procura de um método de análise menos invasivo que os atuais.

Como base para o desenvolvimento do aplicado, os pesquisadores utilizaram cerca de 337 fotos de unhas de pessoas, dentre essas, algumas com o diagnóstico de anemia e outras saudáveis. Essas imagens criaram um algoritmo que identifica o padrão saudável de coloração dos que apresentam deficiência nos glóbulos vermelhos.

O objetivo principal dos cientistas envolvidos no estudo é facilitar o autocontrole de pacientes com anemia crônica. Com isso, o aplicativo pode ajudar no monitoramento constante de cada paciente, sem o bendito incômodo da picada de agulha.

Mas os desenvolvedores ressaltam que o método não deve ser usado como diagnóstico definitivo, apenas para triagem.

O que é anemia?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia é uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue apresenta-se abaixo do nível normal,  sendo resultado da carência de um ou de mais nutrientes que são essenciais para o organismo, como, por exemplo, o ferro, o zinco, a vitamina B12 e proteínas, que são as principais deficiências que podem causar anemias.

Recomendamos para você:  Um pouco sobre os Transtornos de Ansiedade.

A anemia denominada Anemia Ferropriva, causada por deficiência de ferro, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). Isso porque o ferro é um nutriente essencial para o organismo, e atua principalmente na síntese das células vermelhas do sangue e também no transporte do oxigênio para todas as células do nosso corpo.

Se tudo sair conforme o esperado, de acordo com os desenvolvedores, o aplicativo estará disponível para download público até o fim do primeiro semestre de 2019! Ou seja, bem logo, não é? Dentro de pouco tempo, o produto deve ter a patente reconhecida! E a melhor novidade: esse novo método promete acabar com o uso de agulhas para identificar a doença!

.

E aí, o que você achou?

.

Com informações Portal Terra


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.