A preocupação com a manutenção de uma boa saúde, aparência física e bem-estar emocional é uma constância entre os brasileiros das mais diferentes faixas-etárias. Mas para que isso seja possível, a adoção de hábitos saudáveis no cotidiano é primordial.
Afinal, a repetição dos mesmos costumes incentiva o desenvolvimento de rotinas e da efetuação de conexões neurais que facilitam a repetição das tarefas, de modo automático.
No entanto, por resultarem em sensações prazerosas, mais instantaneamente, os maus hábitos têm uma facilidade maior de serem aprendidos.
E ainda sim, a neuroplasticidade do nosso cérebro – capacidade do sistema nervoso de modificar a sua estrutura de acordo com os padrões de repetições – permite a modificação desses comportamentos e hábitos, por mais desafiadores que eles pareçam.
Hábitos que podem melhorar toda a sua qualidade de vida e saúde
A falta de doenças não, necessariamente, equivale a um organismo saudável. Para isso, é preciso um cuidado recorrente com as interações sociais, o bem-estar psicológico e a integridade física de todo o corpo.
As melhores formas de garantir as manutenções necessárias em todos esses aspectos da nossa vida é introduzindo, no dia a dia, hábitos que sejam benéficos e que colaborem com a construção de uma qualidade de vida mais positiva.
1. Faça atividade física
A movimentação do corpo ativa o sistema circulatório, estimula a melhora da capacidade respiratória, influência no processo digestivo, impacta positivamente as emoções e a saúde mental.
Além disso, é responsável pela liberação de endorfinas e dopaminas que melhoram o humor e proporcionam uma sensação de satisfação.
É recomendado que essas atividades sejam feitas todos os dias por, pelo menos, 30 minutos em ritmo moderado ou 15 minutos em níveis mais intensos.
2. Atente-se com a alimentação
Os alimentos são os combustíveis para o nosso corpo. Eles são as principais fontes de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais para o pleno funcionamento de todas as funções do organismo.
Por isso, é muito importante investir em um cardápio devidamente balanceado que respeite as proporções sugeridas na pirâmide alimentar e seja rica em:
- Frutas;
- Verduras;
- Leguminosas;
- Oleaginosas;
- Grãos integrais;
- Carnes magras e derivados do leite (opcional).
3. Cuide das necessidades pessoais
O autocuidado é tão importante quanto à manutenção das necessidades básicas, como a nutrição e o descanso.
Pois, a atenção com a aparência – por meio do uso do aparelho ortodontico de porcelana ou tratamentos cosméticos – permite a construção de uma boa autoestima e confiança pessoal.
Essas medidas auxiliam com o bem-estar geral, com a estima, com a própria imagem e personalidade, com a capacidade de interação social e até com os níveis de produtividade em ambiente profissional.
4. Mantenha-se hidratado
Além de melhorar a aparência dos cabelos, da pele e ainda permitir uma longa duração dos procedimentos odontológicos – como as facetas e lentes de contato dental –, o consumo constante de água é fundamental para o funcionamento do corpo, permitindo a:
- Facilitação do processo digestivo;
- Gestão da fome;
- Circulação sanguínea;
- Produção salivar;
- Regulação da temperatura corporal, entre outros.
A quantidade exata de água que deve ser tomada por cada pessoa varia de acordo com a altura, peso, atividade física que é desempenhada por dia e até mesmo a temperatura e umidade do local.
Por isso, o uso de aplicativos de lembretes, além de ajudar com a hidratação, também permite o cálculo exato das necessidades individuais.
5. Faça consultas regulares aos médicos
Seja para fazer tratamentos cosméticos, como a aplicação de uma faceta em resina, ou para a realização de procedimentos que garantam a cura de patologias, a visitação regular com médicos e dentistas é crucial para manter a saúde em dia.
Nessas consultas os profissionais conseguem acompanhar as mudanças do corpo e dos hábitos diários, identificando precocemente condições potencialmente danosas ao paciente e realizando intervenções antes que os problemas fiquem mais sérios.
Além disso, é possível fazer tratamentos preventivos, como a utilização do aparelho móvel transparente para impedir a movimentação dos dentes, e o acompanhamento de enfermidades sistêmicas.
Benefícios da prática regular dessas atividades
A construção contínua desses hábitos rotineiros são benéficos e necessários em todas as fases da vida, proporcionando diferentes vantagens em cada estágio do desenvolvimento.
Durante a infância e a adolescência esses costumes podem garantir um bom desenvolvimento das estruturas musculares, ósseas e neurais, bem como a construção de uma saúde mental mais estruturada e a prevenção da necessidade do uso aparelho transparente ou de outros tratamentos reparatórios.
Na vida adulta, a atenção com a própria saúde pode resultar em:
- Uma vida mais ativa e enérgica;
- Melhores relações sociais;
- Prevenção de doenças;
- No alcance de um maior equilíbrio emocional;
- Satisfação com a aparência e autoestima, entre outros.
Enquanto isso, durante a terceira idade, esses cuidados permitem a manutenção de uma vida mais independente, estruturas corporais mais resistentes, flexibilidade, capacidade de socialização e uma qualidade de vida mais satisfatória como um todo.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.