O ser humano parece sempre tentar a lei do menor esforço, até para ganhar músculos. Você quer ficar rico, mas ganhando na loteria, você quer ficar magro, mas comendo tudo que vê pela frente e você quer ficar forte ou sarada/sarado, mas sentado na cadeira de preferência conversando com as amigas ou tomando uma cerveja gelada.
Mágica não existe! Mas um estudo recente mostra algo promissor: Simular mentalmente que você está se exercitando potencializa os ganhos de músculos. Será então que ganhar músculos sentado é realmente possível?
O poder da mente e a possibilidade de ganhar músculos
Um estudo da Universidade de Ohio nos Estado Unidos mostrou que ficar sentado, pensando que está se exercitando pode alterar significativamente a musculatura comparado com que nem pensa em exercício. Veja, você ainda tem o esforço de pensar, nada é de graça.
A conexão entre a mente e o corpo sempre foi algo de discussões, muitas vezes filosóficas e este estudo mostra que ela pode existir. No estudo, 29 voluntários tiveram seus punhos imobilizados durante 1 mês e divididos em dois grupos.
Um grupo passava 11 minutos por dia, 5 dias por semana concentrado pensando que estava exercitando seus punhos enquanto o outro grupo nem se preocupava com isso.
Quando os punhos foram liberados depois de 1 mês o resultado foi surpreendente: Aqueles que pensaram estar se exercitando tiveram a musculatura do pulso 2 vezes mais forte do que quem não pensou sobre o assunto.
Outros estudos já mostraram resultados semelhantes como o da Universidade de Washington que mostrou que o cérebro ativa as mesmas áreas quando se pensa sobre o exercício que quando se está executando realmente a atividade.
Mas a mente faz tudo sozinha?
Claro que não. Vou te dar um exemplo bem famoso: Steve Jobs, o gênio da Apple criador do iPhone e tantos outros produtos sensacionais. Ele pensava que não tinha câncer, negligenciava os tratamentos porque achava que estava curado mentalmente da doença e o que aconteceu? Morreu de câncer no pâncreas.
Não podemos negligenciar os tratamentos das enfermidades como câncer, depressão e tantas outras. Mas estudos mostram que o pensamento positivo e a concentração/meditação podem ter um papel muito importante na recuperação dessas doenças, como um aliado de alto nível.
Pensando em práticas preventivas, vale a pena praticar meditação e olhar para o seu corpo de uma maneira mais espiritual, imaginando que você está sadio e viverá muito. Dessa forma o cérebro pode ajudar seu organismo a se defender de enfermidades.
Para ganhar músculos, vale você acreditar que irá conseguir e durante os exercícios se concentrar mais, imaginando o músculo se desenvolvendo, diminuir o bate papo durante e treino e suar muito.
Com certeza esta técnica de concentração, aliada a um treino regrado, irá potencializar seus resultados e fazer você ficar com o corpo fitness e saudável.