Todo mundo sabe que o cigarro e também a sujeira fazem mal à saúde, não é? Até que algumas pessoas se tornam obcecadas por limpeza e organização! Entretanto, o que a gente ainda não sabia muito bem é que, dependendo da maneira com que você limpa a sua casa, os produtos de limpeza podem ser tão prejudiciais quanto o cigarro! Essa conclusão é de pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, que realizaram um estudo de mais de 20 anos e os maiores vilões apontados são os produtos químicos usados em tubos de borrifação!
Estudos anteriores já apontavam os impactos de agentes químicos inalados, e até que podiam piorar quadros de asma. Entretanto, essas pesquisas buscavam resultados em curtos prazos. A análise de Cecile Svanes, professora da área médica da Universidade de Bergen, foi mais a fundo e quis descobrir o impacto em longo prazo dos produtos de limpeza.
A pesquisa contou com análise de um grupo de mais de 6,2 mil pessoas que iniciaram o projeto com idade média de 34 anos. As pessoas que limpavam a casa mais frequentemente com tubos de borrifação apresentaram dano pulmonar equivalente ao consumo de 20 cigarros por dia! Sim… 20 cigarros por dia! Isso acontece porque quando inalamos esses produtos, suas partículas causam danos permanentes nas mucosas que revestem as vias aéreas.
E o que fazer? Devemos parar de limpar a casa?
A função pulmonar foi testada através da quantidade de ar que as pessoas eram capazes de expelir com força. Posteriormente, esses dados eram comparados com questionários respondidos sobre os hábitos de limpeza de casa. O questionário também contou com a participação de alguns empregados domésticos, em maioria do sexo feminino.
Principalmente nas mulheres, a capacidade pulmonar apresentada estava mais comprometida entre as que limpavam a casa com bastante frequência. Além disso, o índice de aparecimento e desenvolvimento de asma também aumentou significativamente.
O estudo também mostrou que os homens eram mais “resistentes” a esses produtos de limpeza – ou, na verdade, o que pode significar que tiveram contato menor com eles ao longo da vida.
A sujeira é ainda mais prejudicial à saúde, por isso, não devemos parar de limpar a casa! O ideal é usar máscaras de microfibra, para que na hora da limpeza não aconteça a inalação de agentes químicos que podem ser prejudiciais aos seus pulmões.
Com informações Revista Super Interessante