Atenção: Gordura no fígado é perigosa e pode causar até cirrose, mesmo em quem não bebe!

Considerada a doença hepática mais comum no mundo, a gordura no fígado atinge de 20% a 30% da população.

09/03/2018

Você sabia que lesões no fígado praticamente idênticas àquelas em decorrência do álcool podem ser causadas pela gordura? O nome dessa condição, mais especificadamente, é doença gordurosa hepática não alcoólica.

Considerada a doença hepática mais comum no mundo, a gordura no fígado atinge de 20% a 30% da população. Esse diagnóstico, aliás, só é e pode ser considerado quando não há o consumo excessivo de álcool.

Cada vez é mais comum o achado de gordura no fígado,  e uma das principais razões para o aumento de sua prevalência é a epidemia da obesidade. Pessoas com excesso de peso, principalmente aquelas com aumento de gordura na barriga, estão mais sujeitas a acumular gordura no fígado.

E essa gordura depositada nas células hepáticas pode levar a várias consequências: atrapalha a ação da insulina e aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2, pode gerar uma inflamação crônica, desenvolvimento de fibrose (cicatriz) e até cirrose! Sim… cirrose em uma pessoa que não bebe.

Dados epidemiológicos indicam um aumento de 170% dessa condição na última década, e muitos fatores parecem influenciar seu desenvolvimento, como, por exemplo, a genética. Outros estudos recentes apontam que o risco de acumular gordura no fígado aumenta em filhos de mulheres que ganham muito peso na gestação ou que desenvolvem diabetes gestacional.. Mas, sem dúvida, o mau hábito ao longo de toda vida é o grande vilão: o sobrepeso, o sedentarismo, a dieta rica em gordura e açúcar…

E existem evidências convincentes de que a presença de gordura no fígado é um fator de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular. Então, é um sinal de alerta!

A melhor solução, nestas condições, é perder peso. E não precisa ser muito: pesquisas indicam que reduzir 7% do seu peso já tem um impacto superpositivo na redução da gordura do fígado. Isso porque quando emagrecemos perdemos preferencialmente a gordura do fígado e do abdome, já trazendo grandes benefícios!

Recomendamos para você:  Câncer de próstata.

Com informações VivaBem – UOL

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.