Mudanças de hábitos que trazem benefícios para sua vida

Descubra como as mudanças de hábitos são fundamentais para ter uma vida com mais qualidade e longevidade

26/03/2020

Evoluir como ser humano é um desejo que muitas pessoas têm. Porém, mas o cultivo de maus hábitos acaba postergando a conquista de uma qualidade de vida melhor, bem como uma vida com mais longevidade e felicidade.

Seja com mudanças na alimentação, educação, comportamento, cuidados com corpo e mente, entre outras áreas, trabalhar para mudar os hábitos é um importante passo na transformação de quem somos e o de quem gostaríamos de ser.

Portanto, é importante saber quais hábitos podem ser adotados, bem como o benefício que eles podem trazer para a vida. Quer saber mais? Então, confira as vantagens que a mudança de hábito pode proporcionar. Boa leitura!

Alimentação e bem-estar

A mudança de hábito alimentar é difícil e precisa ser trabalhada arduamente para funcionar. Com um acesso cada vez mais fácil aos fast foods, restaurantes e, por consequência, comidas não muito saudáveis, é fácil perder a mão e ter problemas de saúde por conta desse comportamento.

Assim, a mudança gradual dos hábitos alimentares permite que o corpo tenha melhores condições de funcionar, o que nos possibilita controlar questões como colesterol e glicemia e, por consequência, reduzir as chances de problemas por conta da má alimentação.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso ter força de vontade e, principalmente, entender os perigos que o consumo de alguns alimentos causam ao corpo. Com isso em mente, é possível fazer trocas, inserir novos alimentos e, por consequência, ganhar mais disposição e força de vontade para seguir consumindo alimentos saudáveis.

Educação e aprimoramento pessoal

No mundo em que vivemos hoje, a necessidade de aprimorar os conhecimentos é constante. A mudança de hábitos na educação é essencial para que o ser humano se mantenha atualizado e saiba organizar os pensamentos e informações para a vida.

Recomendamos para você:  Você sabia? Crenças positivas sobre a velhice reduzem risco de demência na 3ª idade!

Desse modo, ao adotar hábitos em relação à melhora e fortalecimento do conhecimento, podemos fazer pequenas mudanças que geram grandes resultados no futuro. Com poucos minutos de aprendizagem no dia, é possível se desenvolver muito e, em pouco tempo, aumentar a capacidade intelectual.

Para isso, bastam alguns minutos de estudos – trocando o tempo perdido nas redes sociais pelo consumo ativo de conhecimento – para perceber uma grande diferença ao longo dos meses. E acredite: isso vai fazer uma grande diferença na sua vida pessoal e profissional.

Cuidados com a mente

Além de cuidar da alimentação e dos estudos, o cuidado com a mente é essencial para uma vida equilibrada e saudável. Nesse caso, é sempre importante ter um tempo para cultivar o autoconhecimento, entender a si mesmo e, principalmente, relaxar.

Aqui, a adoção da prática do mindfulness e meditação, bem como a terapia e o relaxamento intencional, são hábitos que podem ser introduzidos na vida e, dessa forma, nos transformar como pessoa.

Mesmo que sejam práticas difíceis, é importante gastar um bom tempo para mandar o estresse pra longe, dedicando momentos preciosos ao cultivo da saúde mental e bem estar. Desse modo, evoluímos a mente para buscar uma condição de vida melhor e adequada com nossos sonhos e desejos pessoais.

Cuidados com o corpo

Da mesma forma que o aprimoramento mental é necessário, os cuidados com o corpo também irão ajudar em nossa qualidade de vida e até em nosso crescimento como pessoa e profissional.

No entanto, os hábitos para manter a saúde do corpo em ordem exigem uma grande disciplina, onde os resultados – possivelmente – não virão em alguns dias ou semanas. Será preciso se dedicar por muito tempo, mesmo cansaço, para atingir o melhor da saúde corporal.

Recomendamos para você:  Dieta mediterrânea pode ajudar tratamento contra depressão, diz estudo!

Andar de bicicleta, correr, praticar um esporte ou ir treinar na academia: essas e outras atividades vão exigir muito comprometimento com a saúde. Mas tenha em mente que esse esforço será transformado em recompensa para aqueles que buscam novos hábitos.

Comportamento e atitude

Por último – mas não menos importante, temos a mudança de comportamento. Precisamos aprender a nos reconstruir como pessoa e adotar hábitos melhores para nós mesmos e também para a sociedade que vivemos.

A mudança de comportamento inclui a adoção de hábitos que envolvem outras pessoas, como a prática da empatia e da compaixão, além do autoconhecimento e do amor ao próximo. Dessa maneira, quebramos preconceitos e mudamos o nosso modo de pensar.

Além disso, os novos hábitos de comportamento nos permitem pensar em assuntos que, talvez, estivessem fora do nosso radar, como a preocupação com o futuro do planeta e a sustentabilidade do meio ambiente. Para os dois casos, precisamos ter uma mudança de atitude comportamental para que tudo funcione bem.

Quebrando pensamentos pré-estabelecidos

Um exemplo é a nossa relação com os automóveis, onde pensamos que esses são bens obrigatórios na nossa rotina. Apesar de serem extremamente úteis em várias situações, podemos ter uma relação mais amigável com os veículos. Eles podem ser substituídos por outras modalidades de transporte, seja com o objetivo de reduzir o trânsito ou a poluição gerada pela queima de combustível.

Mas, para que a adoção de novos hábitos seja possível, precisamos de alguma ajuda para enxergar que esse novo estilo de comportamento é benéfico para a sociedade. No caso citado anteriormente, as inovações em seguro auto nos incentivam a repensar a relação com os automóveis. Então, para mudarmos em outras áreas da vida, precisamos buscar situações que nos ajudem na conquista da melhor versão de nós mesmos.


Also published on Medium.

Segredos para uma vida longa Dr. Victor Sorrentino

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Eu sou a Bia e trabalho no núcleo de Marketing Thinkseg

Receba mais saúde por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: