Fechar Anúncio X

Procedimentos estéticos dentais: Descubra quais existem e como são realizados

A estética dos dentes e de toda a estrutura facial é muito importante para as pessoas por estarem diretamente ligados à autoestima e para aumentar a confiança.

A estética dos dentes e de toda a estrutura facial é muito importante para as pessoas por estarem diretamente ligados à autoestima e para aumentar a confiança. Para alcançar esse objetivo, além de uma boa higienização e cuidados diários, pode-se recorrer aos procedimentos estéticos.

Basicamente, os procedimentos estéticos voltados para a odontologia consistem na realização de tratamentos que trazem mais harmonia ao sorriso e à face.

Além disso, a área se modifica e é aprimorada constantemente, criando tratamentos com tecnologias melhores e aperfeiçoando métodos já conhecidos e tradicionais, como é o caso dos aparelhos, que hoje podem ser encontrados em modelos de aparelho ortodontico transparente.

No presente artigo falaremos sobre alguns procedimentos estéticos e que surgem como novas opções frente ao mercado, bem como suas vantagens em realizá-los.

A estética dos dentes e a autoestima

A busca por procedimentos estéticos não está relacionada apenas a uma boa aparência, mas contribui também para a manutenção de uma boa saúde bucal, prevenindo problemas nos dentes e gengivas, corporal e mental.

Além disso, o sorriso está atrelado à ideia de felicidade e uma bela dentição só reforça isso. 

Nesse sentido, dentes desalinhados, amarelados, escurecidos, manchados e até mesmo ao apresentar algum espaçamento podem deixar algumas pessoas constrangidas e impedi-las de sorrir.

Para que essa confiança seja retomada, a área da odontologia pode contribuir com diversos procedimentos estéticos que são criados e aperfeiçoados, como a colocação de lente de contato dental.

Atrelado a esses procedimentos pode-se ressaltar diversos benefícios, que vão além da autoestima. São eles:

  • Promoção da saúde bucal;
  • Melhora da saúde geral;
  • Reconquista da confiança;
  • Melhora na socialização.

Hoje, são muitos os tratamentos existentes para a melhoria da estética dos dentes, sendo reconhecida na área da odontologia como odontologia estética. 

No tópico abaixo conheceremos alguns tratamentos que ganharam notoriedade e que atraem pacientes com o objetivo de terem um sorriso mais bonito e saudável para as clínicas odontológicas.

Tratamentos estéticos odontológicos

Por conta do avanço dos estudos na área odontológica, muitos tratamentos foram aperfeiçoados e tornaram-se mais acessíveis.

Deste modo, cada paciente pode receber tratamentos diferenciados que melhorarão sua estética bucal e dental conforme suas necessidades.

Conheça abaixo alguns dos procedimentos odontológicos que podem ser realizados por cirurgiões-dentistas.

  1. Clareamento dos dentes

O clareamento dental ganhou notoriedade devido aos seus resultados em um tempo de tratamento relativamente curto. 

O objetivo é clarear o esmalte do dente, que pode escurecer devido a ingestão de bebidas com corantes (como café e refrigerante), tabagismo, má higiene dos dentes e predisposição genética.

Os procedimentos de clareamento podem ser feitos em clínica ou em casa sob orientação do dentista, tornando os dentes até 7 vezes mais claros – dependendo do caso.

Para realizar o procedimento em consultório um gel peróxido de hidrogênio, que possui grande potencial clareador, deve ser usado – podendo aumentar sua ação com laser ou luz.

A quantidade de sessões dependerá da tonalidade dos dentes e da facilidade de clareamento da estrutura.

O procedimento é recomendado para pessoas que precisam de resultados em um período mais curto de tempo.

Já o procedimento que pode ser realizado em casa também é conhecido como clareamento dental com moldeira. Ele é feito com um molde da arcada dentária e seringas com o gel de peróxido de carbamida, tendo a concentração do produto entre 10% a 22%.

Para o tratamento, a moldeira deve ser colocada com o gel na cavidade oral, devendo permanecer com o material na boca durante um tempo. O tratamento pode ser realizado durante algumas semanas, conforme indicação do profissional.

Entretanto, será preciso retornar ao dentista semanalmente para verificar a evolução do clareamento. Os resultados começam a aparecer a partir da terceira ou quarta semana. 

  1. Próteses sobre implantes

A protese sobre implante dentario é um procedimento estético e funcional, consistindo na reabilitação total da arcada inferior ou superior ao substituir os dentes faltantes.

Há diversos formatos para a realização do tratamento, sendo que um dos mais conhecidos é chamado de próteses totais. Basicamente, ele é um conjunto de implantes fixos, ou seja, quando não há necessidade de remoção da prótese para limpeza. 

O tratamento é recomendado para quem perdeu um ou mais dentes, principalmente devido a doenças periodontais.

Há duas fases no tratamento, sendo uma cirurgia e a segunda a protética (colocação da peça que fará o papel do dente). Dependendo das condições ósseas, a fase da integração da estrutura ocorre em até 6 meses.

  1. Lentes de contato

É um procedimento novo, moderno e que conquistou popularidade devido ao uso intensificado por artistas e famosos.

As lentes são finas lâminas de porcelana e ajudam a aumentar a largura dos dentes, o comprimento e corrigir outras falhas. É um procedimento exclusivamente estético.

Assim, é possível verificar que os procedimentos estéticos odontológicos são importantes para manutenção da estrutura bucal de forma sadia e para a devolução da autoestima e da confiança dos pacientes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

O que achou deste conteúdo?
+1
+1
+1
+1
+1
+1
+1

Recomendamos para você:  Aprenda sobre a gestante com Êmese!

Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.