Fechar Anúncio X

Saiba os tipos de alimentos que amarelam os dentes

Um dos aspectos importantes em relação à saúde dos dentes, é sobre a sua coloração. Por isso, falaremos sobre aspecto ao abordar os alimentos que amarelam os dentes.

É notório que a saúde bucal pode influenciar e impactar a vida das pessoas de diversas maneiras. Primeiramente, tudo está conectado, assim, com uma saúde bucal de qualidade, o organismo pode estar mais saudável, e vice-versa. Um dos aspectos importantes em relação à saúde dos dentes, é sobre a sua coloração. Por isso, falaremos sobre aspecto ao abordar os alimentos que amarelam os dentes.

Como os dentes são amarelados?

Por natureza, os dentes possuem uma coloração esbranquiçada, sendo o desejo de muitos manter essa tonalidade, pois o branco traz um aspecto de beleza/limpeza importante para o sorriso, mas é natural que com o passar do tempo e dos hábitos adquiridos a estrutura sofra com o amarelamento e com o surgimento de manchas.

Mais ainda, quando os dentes não estão brancos, muitos relacionam diretamente ao fato de terem passado por um processo de “sujeira” ou até apodrecimento – que podem realmente ser resultado dessas ações.

Nesse sentido, também cabe dizer que existem processos naturais que podem fazer com que a coloração do dente mude para o amarelo.

No entanto, em casos mais graves, a mudança pode ser para cores mais acinzentadas e o preto, que é quando o dente está apodrecendo.

Entres os processos que podem acarretar na mudança dental, sejam elas naturais ou não, estão:

 

  • Envelhecimento;
  • Genética;
  • Uso de medicamentos;
  • Alimentação inadequada;
  • Acúmulo de bactérias e corrosão;
  • Falta de higienização de qualidade.

O último item que citamos na lista, por exemplo, é o principal causador de doenças e problemas relacionados à boca. 

Inclusive, todo dentista de qualquer plano odontologico, orientará para uma higienização de qualidade, que consiste na escovação e uso de fio dental diversas vezes ao dia. 

São práticas simples, mas que podem fazer toda diferença, impedindo, por exemplo, que os dentes se desgastem e fiquem amarelos/manchados. 

Alimentação

Outro fator importante, que muitas vezes é deixado de lado pelas pessoas, mas que pode ser determinante para a mudança de cor dos dentes, está relacionado com a alimentação.

Por si só, existem diversos alimentos que são prejudiciais para a saúde dos dentes, pois são propícios para o acúmulo de bactérias na boca, principalmente pela dificuldade de retirar esses alimentos na escovação.

O açúcar, por exemplo, é o alimento mais falado nesse sentido, principalmente por favorecer a ação das bactérias.

Por esse motivo, a recomendação de especialistas de convenio odontologico e demais profissionais é de reduzir o consumo de alimentos açucarados, como chocolates, balas, bebidas alcoólicas, etc.

Além de alimentos que podem prejudicar a estrutura dos dentes e aumentar a quantidade de bactérias na boca das pessoas, existem alimentos específicos que são potentes na transformação da coloração dos dentes, tornando-os amarelados e manchados.

Isso acontece, principalmente, por conta da propriedade desses alimentos, que envolvem uma pigmentação mais forte e que se fixa na estrutura dental. Ou seja, alimentos com coloração de destaque apresentam grande potencial de manchar os dentes. Conheça alguns desses alimentos:

  • Beterrabas;
  • Café;
  • Chá verde;
  • Molho de tomate;
  • Vinho tinto;
  • Curry;
  • Molho de soja.

Importância de cuidar da saúde bucal e ter um acompanhamento

Como já dissemos, ter uma saúde bucal de qualidade é fundamental para que o organismo possa reagir corretamente e, além disso, evitar que doenças mais graves apareçam na boca, como a gengivite e a periodontite.

Práticas rotineiras, como a escovação dos dentes e o uso de fio dental, atrelado a uma alimentação saudável, podem ser a solução nesse sentido. 

A escolha dos alimentos, por exemplo, é muito importante, pois existem diversas classes alimentares que podem prejudicar a qualidade dos dentes, ou transformar sua coloração.

Para complementar essas práticas, é fundamental acompanhar com especialistas como está a saúde bucal, devendo realizar a visita de rotina a cada seis meses.

Para isso, existe a opção, por exemplo, de contratar um plano de convênio, como um odonto empresarial, para que o tratamento seja feito de forma regular.

Um convênio de odontologia funciona da mesma maneira que a contratação de um plano de saúde, só que é relacionado ao atendimento de dentistas para garantir a saúde bucal e a qualidade dental.

Essa contratação traz diversas vantagens, visto que, consultas particulares esporádicas costumam ser bastante caras, o que pode trazer complicações para a saúde – principalmente quando as visitas são reduzidas.

Além disso, o atendimento público recebe muita demanda,fazendo com que as pessoas tenham  dificuldades de encontrar vagas em clínicas de qualidade.

Assim, com a contratação de um plano odontologico empresarial ou individual, é possível ter atendimento odontológico de qualidade, com o acesso facilitado, sempre que precisarem. 

Para acesso a esse serviço, o pagamento à uma operadora deve ser feito mensalmente, sem a necessidade de pagar por cada consulta ou tratamento que for realizado. 

É importante verificar qual fornecedora pode te proporcionar o melhor convênio, em relação aos serviços cobertos e valores cobrados.

Essa escolha deve ser bem pensada e trabalhada, pois existem diferentes tipos de planos e também diversas categorias, bem como aquelas que podem ser filiadas às empresas, formatos de serviço, ou mesmo modelos coletivos e individuais.

Uma alternativa, por exemplo, para quem está buscando um plano individual, é recorrer a corretores e operadoras para avaliar os planos disponíveis.

Outra opção é verificar com a empresa em que atua se existe parceria com alguma operadora e/ou convênio.

Assim, sejam planos coletivos, empresariais e também um plano odontologico para MEI são possíveis de encontrar, indo de acordo com a necessidade de cada um e devendo ser avaliados para verificar se suprem as necessidades de forma adequada.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Recomendamos para você:  Odontologia infantil: atendimento personalizado faz toda diferença
Segredos para uma vida longa Dr. Victor Sorrentino

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: