Fechar Anúncio X

Conheça as principais vitaminas que ajudam a manter sua saúde bucal

Confira as principais vitaminas que podem contribuir para o funcionamento do seu corpo e da sua saúde bucal.

27/01/2020

Conheça as principais vitaminas que ajudam a manter sua saúde bucal

Muitos acreditam que cuidar da saúde bucal trata-se apenas em aderir cuidados diários como uma boa escovação, uso de fio dental e enxaguante bucal. A verdade é que para manter uma saúde bucal em dia existem outros fatores em questão. 

É claro que os cuidados diários são essenciais e indispensáveis, porém existem outros cuidados devem ser tomados. Isso inclui a ingestão de vitaminas que são fundamentais para a saúde da nossa boca. Pois é! Muitas pessoas não param para pensar em quais tipos de vitaminas estão ingerindo no seu dia a dia, o que deveria ser um ponto de preocupação. 

As vitaminas são fundamentais para manter o nosso corpo saudável e em perfeito funcionamento. E com a saúde bucal não é diferente! Existem algumas vitaminas que são indispensáveis para a saúde da boca e que, portanto, devem ser ingeridas no dia a dia. 

E o melhor é que todas elas estão presentes em alimentos que podem facilmente ser incluídos na nossa rotina. Veja a seguir quais são esses nutrientes: 

Principais vitaminas 

Para as pessoas que apostam em uma vida mais saudável, existe uma boa notícia: não é necessário a ingestão de vitaminas em cápsulas. É possível encontrar essas vitaminas em alimentos como frutas, legumes, verduras, entre outros. Confira abaixo as principais: 

  • Vitamina B: é possível encontrá-la em alimentos ricos em gordura animal, como o ovo, peixe, fígado, abacate e entre outros;
  • Vitamina C: frutas como laranja, morango, abacaxi e goiaba são ricas em vitamina C. Embora sejam ácidas, quando consumidas com moderação ajudam no sistema imunológico e, consequente, evitam o aparecimento de doenças como a candidíase oral, por exemplo;
  • Vitamina D: presente em alimentos como carne, leite, peixe, frutos do mar, queijos e etc. É capaz pelo fortalecimento dos dentes, pois ajuda na absorção do cálcio.
Recomendamos para você:  A importância de fazer um check-up médico antes de iniciar os exercícios físicos

Essas são as principais vitaminas capazes de manter a sua saúde bucal em dia. Além disso, é importante ingerir outros alimentos como a cenoura, maçã, cebola, castanha-do-pará, frango e pepino.

Todos esses alimentos mencionados acima são essenciais para contribuir para uma boca e corpo mais saudável. 

Agora, o que acha de descobrir no que essas vitaminas são capazes de ajudar? 

Benefícios que as vitaminas oferecem para a saúde bucal 

Com a ingestão das vitaminas mencionadas anteriormente, é possível evitar diversas doenças bucais e evitar gastos com um tratamento dentário, seja através de um convênio odontológico ou por consultas particulares. 

A saúde bucal, na maioria os casos, depende de cuidados simples no dia a dia. Existem muitas doenças que podem ser prevenidas facilmente e as vitaminas são fortes aliadas para a prevenção. 

Veja abaixo algumas doenças que podem ser evitadas com o consumo regular de vitaminas e com uma higiene bucal adequada: 

  • Gengivite;
  • Mau hálito;
  • Infecções e inflamações; 
  • Aftas;
  • Irritações nas mucosas; 
  • Cárie e entre outras.

Portanto, não tenha dúvidas: vale a pena dedicar mais atenção para separar alimentos ricos para o seu cardápio, pois eles vão manter sua saúde bucal em dia e evitar que procedimentos dentários como um canal ou implante dentário, por exemplo, sejam necessários. 

Priorize a sua saúde bucal 

Com a rotina e agitação do dia a dia, muitas vezes os cuidados para manter a saúde bucal em dia podem passar despercebidos. É compreensível que isso aconteça, pois temos muitos afazeres, mas é importante pensar que um simples descuido pode se tornar em um problema no futuro, exigindo maior frequência de visitas a um consultório odontológico

Quando um problema bucal se agrava pode, ele pode gerar muitas dores e altos custos, podendo até acarretar em uma perda dentária, dependendo da seriedade. 

E para evitar problemas como esses, é importante aderir às dicas que reunimos nesse post. Vamos recapitular? 

Para manter a sua boca saudável, concile uma alimentação rica em vitaminas e uma higiene impecável, considerando além da escovação, o uso de fio dental e enxaguante bucal. Além disso, lembre-se de realizar visitas regulares a um dentista. 

Muitas pessoas acabam deixando a saúde bucal devido o alto custo com procedimentos dentários, mas já parou para pensar que os gastos podem ficar menores ao aderir um bom plano dental

O serviço, geralmente cobrado mensalmente, costuma sair mais em conta do que pagar por tratamentos particulares. Portanto, se você não possui um, pesquise sobre as opções disponíveis para verificar se, diantes das suas necessidades, é válido contratar um convênio. 

Agora, chegou a hora de colocar em prática as informações aqui reunidas e enriquecer o seu cardápio, garantindo que a sua boca esteja em dia e a sua saúde bem cuidada!  

Conteúdo produzido pelo time de redação da Ideal Marketing 


Also published on Medium.

Segredos para uma vida longa Dr. Victor Sorrentino

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: