Você sabia? Depressão não tratada modifica o cérebro com o tempo, diz estudo!

Novas pesquisas apontam que a depressão pode ser tão grave quanto doenças como Alzheimer e Parkinson

De acordo com um estudo publicado pelo periódico The Lancet Psychiatry, a depressão pode afetar uma pessoa de maneira profunda: pessoas que sofrem de depressão por mais de uma década têm a estrutura de seu cérebro modificada negativamente. Portanto, de acordo com a pesquisa, o potencial destrutivo desse estado mental é evidente.

Anteriormente à esses novos estudos, os pesquisadores  encontraram uma relação entre inflamação cerebral e a depressão, resultando em uma mudança sobre os pensamentos  dos possíveis tratamentos. As evidências mostram que a depressão não só causa um distúrbio biológico que traz problemas imediatos, mas também altera o cérebro, com o tempo, de uma maneira que os tratamentos disponíveis atualmente se tornam ineficazes.

O estudo

O estudo, ainda em fases iniciais, envolveu 80 participantes; destes, 25 com depressão não tratada por mais de 10 anos, 25 com depressão por menos de uma década, e 30 sem diagnóstico da doença, nunca. Os participantes passaram por uma tomografia com emissão de pósitrons, com o intuito de localizar um tipo específico de proteína que só é gerada quando ocorre uma inflamação cerebral em resposta a alguma lesão ou doença.

Uma quantidade equilibrada desta inflamação nos protege contra doenças e auxilia na recuperação de nossa saúde. Mas em grandes quantidades pode causar problemas cardíacos e até doenças neurodegenerativas, como por exemplo, Alzheimer e Parkinson.

E nesse experimento, a proteína resultante desse processo inflamatório encontrava-se em grandes níveis em várias partes do cérebro do grupo que sofria por mais tempo com a depressão, como no córtex pré frontal, área responsável pelos comportamentos e pensamentos complexos.

Para que seja válido para futuros tratamentos, afirmando que a depressão modifica de alguma forma o cérebro, assim como doenças degenerativas, o estudo ainda deve ser refeito com um maior número de participantes.

Recomendamos para você:  Uso do DIU reduz em um terço os riscos de câncer cervical, diz estudo!

Você conhece os sinais da depressão?

Sinais de depressão

É importante saber diferenciar tristeza e depressão. Veja alguns sintomas a seguir:

Tristeza x Depressão

A tristeza pode ser desencadeada por algum fato do cotidiano, onde a pessoa realmente sofre com aquilo até assimilar o que está acontecendo e geralmente não dura mais do que quinze a vinte dias. Já a depressão se instala e se não for tratada pode piorar e passar por três estágios: leve, moderada e grave.

Pode-se notar os seguintes sintomas:

  • Apatia
  • Falta de motivação
  • Medos que antes não existiam
  • Dificuldade de concentração
  • Perda ou aumento de apetite
  • Alto grau de pessimismo
  • Indecisão
  • Insegurança
  • Insônia
  • Falta de vontade em fazer atividades antes prazerosas
  • Sensação de vazio
  • Irritabilidade
  • Raciocínio mais lento
  • Esquecimento
  • Ansiedade
  • Angústia.

Além disso, o indivíduo pode apresentar alguns sintomas físicos que os médicos não conseguem encontrar causas aparentes, como:


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.