Avaliar o tamanho dos dedos das mãos é a nova técnica da para prever o futuro. Mas calma, não é nada sobre com quem você irá se casar ou se vai ser rico ou pobre, são indicativos sobre a sua saúde e pré-disposição física. É claro que esta medida não defini 100% como será o seu futuro, mas pode ser um bom indicativo.
O influenciador do tamanho dos dedos
Tudo isso por causa de um hormônio, o testosterona. Em meninos, durante o desenvolvimento fetal, existe um surto de testosterona no meio do terceiro trimestre que parece influenciar alguns estados de saúde e comportamento no futuro e também influencia um resultado particular no tamanho dos dedos: O dedo anular fica maior do que o dedo indicador.
Então a ideia não é utilizar esta informação para diagnostico direto, mas sim para entender melhor a influência que este hormônio teve no desenvolvimento da pessoa e conseguir prever assim alguma chance de manifestação de doenças.
Assim, pode-se tomar ações preventivas com muito mais antecedência, até mesmo durante a gravidez, quando entendermos a relação destes surtos hormonais com as condições da mãe quanto a exposição a produtos químicos, dieta, níveis de estresse e humor por exemplo.
Como fazer a medida
A medida é simples: Ela é a relação (divisão) entre o tamanho de seu dedo anular pelo dedo indicador, medindo os dedos da base até a ponta (a maioria dos estudos utilizou a mão direita). Esta divisão te dará um número, o Fq.
Resumidamente, quanto maior for seu dedo anelar em relação ao indicador, mais “masculina” é o formato de sua mão (levando em consideração os níveis de testosterona apenas, não comportamentos masculinos como gostar de futebol, mulheres e carros, tomar cerveja, e outros comportamentos típicos masculinos. Não existe estudos correlacionando estes fatores ainda. Nunca use isso como forma de bullying).
Os estudos avaliam pessoas com e sem a doença em questão e verificam seu Fq. Ai cruzando os dados chegam as conclusões.
Meu dedo indicador é MENOR do que o anular (Fq for é menor do que 1)
Maior Potencial agressão verbal:
Quanto menor o dedo indicador, mais afiada fica a língua
Aumento da capacidade atlética: Um maior surto no testosterona durante o pré-natal, consequentemente um dedo anular maior, pode ser indicativo de maior capacidade atlética assim como desenvolvimento mental.
Maior senso de direção:
Os estudos mostram que homens tem um melhor senso de direção que mulheres, em geral. Em mulheres ter o dedo anelar maior apresenta maior senso de orientação espacial.
Maior potencial de agressão física:
Homens e mulheres com essa característica apresenta maior propensão para brigas ou respostas mais ásperas quando provocados.
Maior propensão a tomar riscos:
Este padrão parece aplicar-se somente a homens. Pesquisa feita com alguns dos grandes investidores da bolsa mostraram que esta é uma característica predominante entre eles.
Meu dedo indicador é MAIOR do que o anelar (Fq for é maior do que 1)
Joelhos mais sadios:
Esta característica é mais predominante em mulheres, que apresentam menos propensão a osteoporose no joelho quando possuem um dedo indicador maior do que o anelar.
Maior risco de câncer oral:
Estudos feitos em homens mostraram que homens com câncer oral tinham sempre o maior Fq do que se comparados com homens com lesões pré-câncer ou sem câncer.
Menor risco de câncer de próstata:
O índice é de 33% menos chances de contrair o câncer e pode chegar a 87% em homens com menos de 60 anos.