Tamanho dos dedos pode ser indicativo de saúde

Tudo isso por causa de um hormônio, o testosterona. Descubra mais lendo o post completo!

Fabiano Teodoro

16/01/2015

rais-data-tamanho-do-dedo-saude-finger-ratio-warts-on-hands-and-fingers

Avaliar o tamanho dos dedos das mãos é a nova técnica da para prever o futuro. Mas calma, não é nada sobre com quem você irá se casar ou se vai ser rico ou pobre, são indicativos sobre a sua saúde e pré-disposição física. É claro que esta medida não defini 100% como será o seu futuro, mas pode ser um bom indicativo.

O influenciador do tamanho dos dedos

Tudo isso por causa de um hormônio, o testosterona. Em meninos, durante o desenvolvimento fetal, existe um surto de testosterona no meio do terceiro trimestre que parece influenciar alguns estados de saúde e comportamento no futuro e também influencia um resultado particular no tamanho dos dedos: O dedo anular fica maior do que o dedo indicador.

Então a ideia não é utilizar esta informação para diagnostico direto, mas sim para entender melhor a influência que este hormônio teve no desenvolvimento da pessoa e conseguir prever assim alguma chance de manifestação de doenças.

Assim, pode-se tomar ações preventivas com muito mais antecedência, até mesmo durante a gravidez, quando entendermos a relação destes surtos hormonais com as condições da mãe quanto a exposição a produtos químicos, dieta, níveis de estresse e humor por exemplo.

Veja Também:

Como fazer a medida

A medida é simples:  Ela é a relação (divisão) entre o tamanho de seu dedo anular pelo dedo indicador, medindo os dedos da base até a ponta (a maioria dos estudos utilizou a mão direita). Esta divisão te dará um número, o Fq.

Tamanho dos dedos pode ser indicativo de saúde

Créditos: http://discovermagazine.com

Resumidamente, quanto maior for seu dedo anelar em relação ao indicador, mais “masculina” é o formato de sua mão (levando em consideração os níveis de testosterona apenas, não comportamentos masculinos como gostar de futebol, mulheres e carros, tomar cerveja, e outros comportamentos típicos masculinos. Não existe estudos correlacionando estes fatores ainda. Nunca use isso como forma de bullying).

Os estudos avaliam pessoas com e sem a doença em questão e verificam seu Fq. Ai cruzando os dados chegam as conclusões.

Meu dedo indicador é MENOR do que o anular (Fq for é menor do que 1)

Maior Potencial agressão verbal:

Quanto menor o dedo  indicador, mais afiada fica a língua

Aumento da capacidade atlética:  Um maior surto no testosterona durante o pré-natal, consequentemente um dedo anular maior, pode ser indicativo de maior capacidade atlética assim como desenvolvimento mental.

Maior senso de direção:

Os estudos mostram que homens tem um melhor senso de direção que mulheres, em geral. Em mulheres ter o dedo anelar maior apresenta maior senso de orientação espacial.

Maior potencial de agressão física:

Homens e mulheres com essa característica apresenta maior propensão para brigas ou respostas mais ásperas quando provocados.

Maior propensão a tomar riscos:

Este padrão parece aplicar-se somente a homens. Pesquisa feita com alguns dos grandes investidores da bolsa mostraram que esta é uma característica predominante entre eles.

Veja Também:

Meu dedo indicador é MAIOR do que o anelar (Fq for é maior do que 1)

Joelhos mais sadios:

Esta característica é mais predominante em mulheres, que apresentam menos propensão a osteoporose no joelho quando possuem um dedo indicador maior do que o anelar.

Maior risco de câncer oral:

Estudos feitos em homens mostraram que homens com câncer oral tinham sempre o maior Fq do que se comparados com homens com lesões pré-câncer ou sem câncer.

Menor risco de câncer de próstata:

O índice é de 33% menos chances de contrair o câncer e pode chegar a 87% em homens com menos de 60 anos.

Consultas

Recomendamos para você:  Novo teste de DNA pode revelar probabilidade de câncer!

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Fabiano Teodoro

CEO da Rais Saúde e da Connect HealthCare.
Técnico em Alimentos pelo CEFET-PR (99), Engenheiro Eletricista pela UDESC-SC (2009), MBA em Gestão empresarial pela FGV (2013), Trainee e 5 anos de experiência com Gestão de Projetos e Pessoas pela indústria de linha branca (2009-2014). Curioso em programação, blogs e sistemas e tudo que envolva Startups (minha fase atual profissional).

Atleta desde pequeno, apaixonado por basquete (já fui atleta semi-profissional na juventude), por academia e corrida (mas adoro esportes em geral) e música (toco meu violãozinho meia boca).

Também gosto de ciência (de onde viemos e para onde vamos) e neurociência, meditação e sempre curioso sobre como deixar nossa máquina “corpo humano” mais afinada e obter a melhor performance para o nosso dia-a-dia.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários