Técnicas de relaxamento podem ser amplamente usadas, inclusive para combater a pressão alta. Várias são as causas da pressão alta, dentre elas excesso de peso, falta de atividade-física e estilo de vida agitado e estressante juntamente com a ansiedade. As implicações disto são catastróficas levando a doenças cardíacas, cansaço extremos até a derrames e depressão.
A maneira mais rápida de controlar esta disfunção é tomando medicamentos para controle de pressão, porém eles possuem vários efeitos colaterais. O ideal mesmo e mantê-la sob controle, tendo um estilo de vida regrado em alimentação, atividade física e estresse.
Porém nem sempre é possível controlar todas as variáveis desta equação. E ai é que técnicas simples podem ajudar, como o relaxamento.
O que o relaxamento faz no seu organismo?
Já havíamos comentado em outra matéria que a respiração superficial pode ser um agravante da pressão arterial alta e do estresse. E agora pesquisadores da Benson-Henry Institute for Body Medicine, fizeram um estudo revelador que comparou uma técnica de relaxamento chamada “resposta ao relaxamento” com os resultados de pessoas que mudaram o estilo de vida como redução de sódio, perda de peso e exercícios físicos somente, sem cuidar da parte mental.
Os resultados foram surpreendentes: O grupo que fez relaxamento teve mais redução da pressão arterial do que o grupo que realizou a mudança no estilo de vida, e ainda 32% dos voluntários do grupo de relaxamento conseguiram retirar da sua prescrição pelo menos um comprimido do remédio de redução de pressão, comparado com 14% do grupo de mudança de estilo de vida.
Que a mudança de estilo de vida traz resultados preventivos contra a pressão alta e outras doenças graves como câncer, diabetes dentre outras, não há dúvida. Mas a novidade veio em descobrir que se você não estiver relaxado, nada disso faz o efeito desejado.
Como relaxar com a vida tão agitada?
O relaxamento é mais do que uma técnica, é um hábito saudável que todos nós devemos ter. Independente do processo que você utilize, controlar a respiração e ter um momento onde você olha para o seu próprio organismo e para o seu “eu” tem se mostrado uma prática muito saudável.
Conversamos aqui sobre a técnica da respiração profunda, sobre o Yoga para relaxar e conseguir dormir melhor e também existem também outras técnicas que você pode usar com o objetivo de reduzir este nível de estresse e assim controlar os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea.
Técnica Resposta ao Relaxamento
A técnica da “resposta ao relaxamento” foi desenvolvida pelo Dr. Herbert Benson, de Harvard e tem se mostrado bastante efetiva no controle e redução dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea, respiração e tensão da musculatura. Aqui vão os passos para esta técnica:
- Sentado, confortavelmente e feche os olhos (o lugar pode ser a própria mesa de trabalho, sem problemas, mas de preferência um local sem muita distração);
- Escolha uma palavra, ou frase positiva que você irá repetir, como um Mantra da Meditação, pode ser a palavra “amor” ou “paz” ou mesmo uma oração;
- Com os olhos fechados, comece a sentir seu corpo relaxando, começando pelo pé, passando por tornozelos, joelhos, abdômen até o pescoço e cabeça. Minha dica aqui é, se tem algo doendo, como as costas ou a perna, fique um pouco mais de tempo nesta região concentrando-se na dor e imaginando ela indo embora;
- Respire pelo nariz concentrando-se no seu “Mantra”, aquela palavra ou frase que escolheu. Respire calmamente e profundamente;
- Quando outros pensamentos vieram na cabeça, não se preocupe. Apenas deixe-os virem e irem, concentre-se nas suas palavras;
- Pratique por 10-20 minutos até 2 vezes ao dia;
- Após cada período de relaxamento, abra os olhos e fique mais 1 minuto pelo menos ainda sentado, relaxando.
Outras técnicas de relaxamento
Estes são os passos que se mostraram muito eficientes para redução da pressão arterial e até a ansiedade. Tenho estudado algumas técnicas de respiração e meditação e algumas são bem parecidas. Como comentei no outro post sobre a técnica da respiração profunda e combate ao estresse, se você já pratica Yoga ou algum outro tipo de meditação você já está tendo os benefícios.
A ciência vem mostrando cada vez mais que é preciso termos um momento e que nos acalmamos, olhamos para nós mesmos e sentimos nosso corpo. De alguma forma, que ainda não é explicada, conseguimos direcionar as nossas energias e ficar mais relaxados, mais fortes e bem dispostos.
Este é mais um estudo que reforça a importância da mudança de hábitos em nossa vida e a relação que os maus hábitos causam. Depois que já está doente, não adianta “chorar o leite derramado” ai a ciência ainda tem pouco a fazer. O melhor remédio sempre é a prevenção!
Consultas: