Doar sangue além de salvar vidas, pode melhorar a sua

Doar sangue possui muitas vantagens não somente para quem recebe, mas também para quem doa.

Fabiano Teodoro

23/11/2014

rais-raisdata-doacao-de-sangue-dive-blood
Tempo de Leitura: 6 minutos

Há muito tempo você já entende que doar sangue pode ajudar ou mesmo salvar a vida de uma pessoa que está em um estado crítico, passando por algum procedimento de emergência por exemplo.

Isto por si só já deveria ser motivo para doação frequente, porque em algum momento da vida, pode ser você ou um ente querido, o seu filho, ou os seus pais, que vão precisar. Infelizmente o poder disto não acontecer não está em nossas mãos, pode acontecer a qualquer momento.

Imagine se ninguém doar! Se chegar a sua vez pode não ter sangue pra te salvar.

Mas quem diria que doar sangue pode fazer bem para você também. Então veja ai alguns benefícios que você tem ao doar sangue:

Veja o vídeo “Doe Sangue” no nosso Canal do YouTube.

Veja Também:

Voluntariar-se pode combater o stress e a pressão alta

Estudos recentes da universidade de Canegie Mellon mostram que pessoas que são voluntárias regularmente reduzem o nível de stress e também a pressão alta, reduzindo assim a possibilidade de doenças do coração, ataques cardíacos ou morte prematura. (é claro que não adianta voluntariar-se e ter uma vida sedentária, mas este ato pode potencializar ainda mais uma vida saudável quando aliada a outros hábitos saudáveis).

Estudos publicados no Jornal da Associação Americana de Medicina e no Jornal Americano de Epidemiologia mostram considerável diminuição na chance de doenças cardíacas e ataques do coração em doadores (cerca de 88% menos).

Recomendamos para você:  Sentindo-se cansado o tempo inteiro? Estes 14 hábitos ruins podem ser a causa.

Ajuda também na prevenção de outras doenças

Harvard ainda vai mais longe, em um estudo publicado no guia da saúde da Família mostra a doação de sangue ajudando a diminuir a viscosidade do sangue. Quanto menos viscoso, mais fácil fica para o coração bombear o sangue. A doação está ao lado de dicas como beber bastante água, não fumar, comer bem e fazer exercícios.

Isto porque ao doar sangue é reduzida a quantidade de glóbulos vermelhos, que são cerca de 50% do volume total do sangue (41%-53% nos homens e 36%-46% nas mulheres).

Além disso estimula o corpo a produzir células novas para reposição. Para fabricar novas células nosso organismo faz uso do ferro, o que diminui suas as reservas e consequentemente a oxidação dos lipídios. Essa oxidação pode acarretar doenças como arteriosclerose por exemplo e aumenta o risco de entupimento das artérias do coração e do cérebro.

E até diminui o risco de Câncer

Estudos publicados no Jornal do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos e do Centro de Sangue Miller-Keystone mostram que a diminuição da concentração de Ferro no sangue de pessoas que doam regularmente (até 2x no ano) reduzem a incidência de câncer (incluindo fígado, pulmão, cólon, e na garganta) pois reduzem o stress oxidativo quando o ferro é retirado da corrente sanguínea.

Veja Também:

Doar Sangue Queima calorias

No estudo da Universidade da Califórnia – São Diego, mostra que a cada doação perde-se cerca de 650 calorias. Doar regularmente pode ajudar a perder peso, mas não deve ser comparado com qualquer outra prática de perda de peso saudável. Além de que o doador deve ter um peso mínimo para doar.

Recomendamos para você:  Acho que tenho mau hálito. E agora?

rais-raisdata-doacao-de-sangue-dive-blood-perder-calorias

Você tem uma análise completa do seu sangue

Para ser apto a doação, você passará por um rápido check-up como por exemplo a pressão sanguínea. Isso pode ajudar a identificar algumas possíveis doenças em estágio pouco avançado quando você é doador frequente, uma vez que fará regularmente estes exames.

E ainda para o sangue ser apto para uso, são realizados vários exames como sífilis, HIV, hepatite e outras doenças. Se algo for encontrado, você é avisado, tudo em absoluto sigilo médico. É claro que se você tem suspeitas de ter algumas destas doenças, você não deve doar. Deve procurar um médico e fazer estes exames.

Doar sangue pode tornar você o herói de alguém

Quando você doa sangue, ele pode ajudar de 3 a 4 pessoas. Isso porque o sangue pode ser separado em vários componentes e servir para vários propósitos distintos, ajudando várias pessoas.

rais-raisdata-doacao-de-sangue-dive-blood-heroi

E ainda o sentimento de ajudar estas pessoas é inexplicável, você pode se sentir um super-herói com está com certeza ajudando os médicos a salvarem vidas e como você viu por aqui, doar sangue além de salvar vidas, pode melhorar a sua.

Veja Também:

Se interessou? Quer saber como doar e salvar vidas e melhorar a sua?

Fique ligado no Blog RAIS que logo mais lançaremos uma matéria específica sobre como doar sangue.

#doar #sangue #doe #salvarvidas #melhorarasuavida #saúde #melhorqualidadedevida #rais #raisdata #bigdata

Fontes: Harvard1, Harvard 2, Canegie Mellon University, Jornal da Associação Americana de Medicina, Jornal Americano de Epidemiologia, Jornal do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, Centro de Sangue Miller-Keystone, Universidade da Califórnia – São Diego.

Recomendamos para você:  2 Minutos de caminhada reduz 33% o risco de morte prematura.

3274total visits,11visits today

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Fabiano Teodoro
CEO da Rais Saúde e da Connect HealthCare. Técnico em Alimentos pelo CEFET-PR (99), Engenheiro Eletricista pela UDESC-SC (2009), MBA em Gestão empresarial pela FGV (2013), Trainee e 5 anos de experiência com Gestão de Projetos e Pessoas pela indústria de linha branca (2009-2014). Curioso em programação, blogs e sistemas e tudo que envolva Startups (minha fase atual profissional). Atleta desde pequeno, apaixonado por basquete (já fui atleta semi-profissional na juventude), por academia e corrida (mas adoro esportes em geral) e música (toco meu violãozinho meia boca). Também gosto de ciência (de onde viemos e para onde vamos) e neurociência, meditação e sempre curioso sobre como deixar nossa máquina "corpo humano" mais afinada e obter a melhor performance para o nosso dia-a-dia.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários