Proteína das plantas usada como Sangue Humano

Um estudo de longo prazo conduzido por pesquisadores da Suécia apresenta uma solução curiosa para a falta de sangue: Usar a proteína da beterraba para substituir o sangue humano. Você toparia uma transfusão de “sangue de beterraba”?

rais-data-saude-proteina-das-plantas-como-sangue

Pensar que a Proteína das plantas usada como Sangue Humano é uma opção, pode soar um pouco estranho inicialmente. Mas, a falta de sangue é um problema muito sério.

Assim, a ideia de ter a proteína das plantas usada como sangue humano pode ser uma saída. Pelo menos é o que afirmam os primeiros resultados de um estudo conduzido pelos cientistas da Lund University, no Reino Unido.

A doação de sangue, mesmo tendo muitos benefícios para quem doa, ainda é um desafio enorme no mundo. Ainda mais com a grande necessidade de sangue, devido a causas diversas. Como por exemplo, acidentes graves que precisam de muito sangue para transfusão. Ou ainda, para doenças como o câncer e outras doenças do sangue.

Veja mais: Doar sangue além de salvar vidas, pode melhorar a sua

Procurar uma alternativa para o sangue parece ser uma forma viável de superar a falta dele para a sociedade.

A hemoglobina nas plantas

A hemoglobina, que também é conhecida como glóbulos vermelhos, é a proteína do sangue responsável por carregar oxigênio e outros gases, para os tecidos e órgãos do nosso corpo.

A sua presença nos vegetais já é bastante conhecida. Para se ter uma ideia ela foi descoberta em 1939 em nódulos brilhantes vermelhos das raízes de soja. Ela está bastante presente em plantas desde a soja como o tomate, mas seu papel principal nestes vegetais ainda não é bem certo.

Uma teoria é que ela está ligada com a entrega de óxido nítrico para as plantas, regulando seu crescimento.

A Proteína das plantas usada como Sangue Humano

A hemoglobina encontrada nas plantas é bem parecida com a hemoglobina humana. Ela tem 50-60% de similaridade e ainda parece ser mais forte.

Recomendamos para você:  Risco de depressão é maior em quem sofre com acne, diz estudo!

Agora o desafio dos pesquisadores é conseguir configurar a Hemoglobina das plantas de uma maneira que possa ser usada nos tecidos Humanos. A Cientista Nelida Leiva que liderou o estudo, explicou em matéria a BBC que está trabalhando com duas possibilidades:

A primeira em adaptar a proteína das plantas para que ela possa ser usada em humanos;

A segunda é que as plantas consigam produzir já a proteína da maneira que precisamos.

Proteína das plantas usada como Sangue Humano

A hemoglobina faz o transporte de oxigênio no nosso corpo e as plantas também possuem, em uma forma muito parecida com a nossa.

Ainda o desafio é conseguir com que esta proteína consiga carregar as quantidades de oxigênio que precisamos, uma vez que a taxa de oxigênio carregado pela proteína nas plantas é bem mais baixa.

Outros estudos com a hemoglobina das plantas também estão sendo conduzidos, como o da Universidade de Manitoba, no Canadá, que estudou o aumento da quantidade de proteínas na Alfafa geneticamente modificada pode conceder a planta uma maior resistência diante de inundações, de 20 a 80%. Ou ainda, pesquisadores da Stanford, nos Estados Unidos que estudam a hemoglobina como substituição do sangue, mas na alimentação, para que se tenha o mesmo sabor das carnes vermelhas, mas sem a parte prejudicial.

Para que a hemoglobina possa ser usada como sangue humano

As descobertas até agora são muito animadoras pro enquanto. Mas ainda existe um grande caminho para que a proteína das plantas possa ser usada como Sangue Humano. Caso isto seja possível, ela iria ajudar na falta de sangue para transfusões e tratamentos de doenças.

A hemoglobina das plantas tem um comportamento muito parecido com as versões de hemoglobina encontradas no cérebro humano. E também apresenta uma estrutura muito parecida. O próximo passo é alterar a hemoglobina e verificar se ela será bem aceita. Primeiro, esta verificação irá ser feita em cobaias animais e depois em tecidos humanos.

Recomendamos para você:  Vontade louca de comer doces? Veja 12 alimentos saudáveis para não sair da dieta!

Os pesquisadores estimam que todo o estudo dure cerca de 3 anos e eles estão bem animados com os resultados. A hemoglobina nas plantas sempre foi bem conhecida mas as descobertas vêm surgindo de modo a jogar uma luz ainda maior sobre suas funções e sua versatilidade.

Eles afirmam que os resultados até agora que propõem que a hemoglobina das plantas possa ser usada como sangue humano ainda é especulativo. Mas o estudo está sendo conduzido com muita seriedade e se trata da mais alta tecnologia e ciência.

Se comprovada a teoria, logo teremos uma outra alternativa talvez até mais eficiente para o nosso sangue.

Humanos geneticamente modificados? Pode começar pelo sangue.

Consultas:

  1. Scientific American
  1. BBC News

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários