Proteína das plantas usada como Sangue Humano

Um estudo de longo prazo conduzido por pesquisadores da Suécia apresenta uma solução curiosa para a falta de sangue: Usar a proteína da beterraba para substituir o sangue humano. Você toparia uma transfusão de “sangue de beterraba”?

rais-data-saude-proteina-das-plantas-como-sangue

Pensar que a Proteína das plantas usada como Sangue Humano é uma opção, pode soar um pouco estranho inicialmente. Mas, a falta de sangue é um problema muito sério.

Assim, a ideia de ter a proteína das plantas usada como sangue humano pode ser uma saída. Pelo menos é o que afirmam os primeiros resultados de um estudo conduzido pelos cientistas da Lund University, no Reino Unido.

A doação de sangue, mesmo tendo muitos benefícios para quem doa, ainda é um desafio enorme no mundo. Ainda mais com a grande necessidade de sangue, devido a causas diversas. Como por exemplo, acidentes graves que precisam de muito sangue para transfusão. Ou ainda, para doenças como o câncer e outras doenças do sangue.

Veja mais: Doar sangue além de salvar vidas, pode melhorar a sua

Procurar uma alternativa para o sangue parece ser uma forma viável de superar a falta dele para a sociedade.

A hemoglobina nas plantas

A hemoglobina, que também é conhecida como glóbulos vermelhos, é a proteína do sangue responsável por carregar oxigênio e outros gases, para os tecidos e órgãos do nosso corpo.

A sua presença nos vegetais já é bastante conhecida. Para se ter uma ideia ela foi descoberta em 1939 em nódulos brilhantes vermelhos das raízes de soja. Ela está bastante presente em plantas desde a soja como o tomate, mas seu papel principal nestes vegetais ainda não é bem certo.

Uma teoria é que ela está ligada com a entrega de óxido nítrico para as plantas, regulando seu crescimento.

A Proteína das plantas usada como Sangue Humano

A hemoglobina encontrada nas plantas é bem parecida com a hemoglobina humana. Ela tem 50-60% de similaridade e ainda parece ser mais forte.

Recomendamos para você:  6 dicas para não sofrer tanto com a chegada do horário de verão!

Agora o desafio dos pesquisadores é conseguir configurar a Hemoglobina das plantas de uma maneira que possa ser usada nos tecidos Humanos. A Cientista Nelida Leiva que liderou o estudo, explicou em matéria a BBC que está trabalhando com duas possibilidades:

A primeira em adaptar a proteína das plantas para que ela possa ser usada em humanos;

A segunda é que as plantas consigam produzir já a proteína da maneira que precisamos.

Proteína das plantas usada como Sangue Humano

A hemoglobina faz o transporte de oxigênio no nosso corpo e as plantas também possuem, em uma forma muito parecida com a nossa.

Ainda o desafio é conseguir com que esta proteína consiga carregar as quantidades de oxigênio que precisamos, uma vez que a taxa de oxigênio carregado pela proteína nas plantas é bem mais baixa.

Outros estudos com a hemoglobina das plantas também estão sendo conduzidos, como o da Universidade de Manitoba, no Canadá, que estudou o aumento da quantidade de proteínas na Alfafa geneticamente modificada pode conceder a planta uma maior resistência diante de inundações, de 20 a 80%. Ou ainda, pesquisadores da Stanford, nos Estados Unidos que estudam a hemoglobina como substituição do sangue, mas na alimentação, para que se tenha o mesmo sabor das carnes vermelhas, mas sem a parte prejudicial.

Para que a hemoglobina possa ser usada como sangue humano

As descobertas até agora são muito animadoras pro enquanto. Mas ainda existe um grande caminho para que a proteína das plantas possa ser usada como Sangue Humano. Caso isto seja possível, ela iria ajudar na falta de sangue para transfusões e tratamentos de doenças.

A hemoglobina das plantas tem um comportamento muito parecido com as versões de hemoglobina encontradas no cérebro humano. E também apresenta uma estrutura muito parecida. O próximo passo é alterar a hemoglobina e verificar se ela será bem aceita. Primeiro, esta verificação irá ser feita em cobaias animais e depois em tecidos humanos.

Recomendamos para você:  Cuidados com saúde, bem-estar e beleza são importantes sim!

Os pesquisadores estimam que todo o estudo dure cerca de 3 anos e eles estão bem animados com os resultados. A hemoglobina nas plantas sempre foi bem conhecida mas as descobertas vêm surgindo de modo a jogar uma luz ainda maior sobre suas funções e sua versatilidade.

Eles afirmam que os resultados até agora que propõem que a hemoglobina das plantas possa ser usada como sangue humano ainda é especulativo. Mas o estudo está sendo conduzido com muita seriedade e se trata da mais alta tecnologia e ciência.

Se comprovada a teoria, logo teremos uma outra alternativa talvez até mais eficiente para o nosso sangue.

Humanos geneticamente modificados? Pode começar pelo sangue.

Consultas:

  1. Scientific American
  1. BBC News


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.