Os benefícios da meditação para transtorno de ansiedade generalizada

Redução dos pensamentos preocupantes, sentimento de equilíbrio, calma e foco

A meditação refere-se a aprender a prestar atenção. Quando usada corretamente, ela permite que você desacelere e observe o mundo sem julgamento.

Se você vive com transtorno de ansiedade generalizada, a meditação também pode ajudar a reduzir os pensamentos preocupantes e causar um sentimento de equilíbrio, calma e foco.

Para os 6,8 milhões de americanos que vivem com ansiedade crônica diária, por exemplo, a meditação pode oferecer uma maneira de finalmente relaxar. Mas, afinal…

O que é meditação?

A meditação tem suas raízes na filosofia budista. Quando você pensa em meditação, provavelmente imagens de uma sala cheia de pessoas sentadas de pernas cruzadas e a cantar a mesma palavra repetidamente vem à sua cabeça.

Popularizado por celebridades, a meditação transcendental é uma forma de meditação que tem como objetivo ajudá-lo a entrar em um profundo estado de relaxamento ou em um estado de alerta permanente.

Como a meditação ajuda a reduzir o estresse e a fadiga, sua utilidade para aqueles com transtorno de ansiedade generalizada, que sofrem com ansiedade crônica e muitas vezes insônia, é fácil de compreender.

Como a meditação e a atenção plena se sobrepõem?

Os conceitos de meditação e atenção plena são muito semelhantes. Enquanto a meditação geralmente envolve a tentativa de entrar em um estado diferente de consciência, a atenção plena significa tomar consciência do momento presente.

Desta forma, você pode pensar em atenção como um passo no caminho para a meditação.

Ambas as práticas podem ser úteis para a ansiedade, porque permitem que você reduza a preocupação e esteja atento sem ter medo.

Meditação baseada na atenção

A meditação utilizada no tratamento de transtornos de ansiedade geralmente assume a forma de meditação baseada na atenção plena. Este tipo de meditação tem suas raízes no movimento de atenção mental iniciado por Jon Kabat-Zinn, fundador da abordagem de redução do estresse baseada no mindfulness (MBS).

Recomendamos para você:  5 dicas para criar um novo hábito

A premissa básica dessa abordagem é aprender a se separar de pensamentos ansiosos. Isto é conseguido praticando a consciência, identificando a tensão no corpo, compreendendo seus padrões de pensamento e aprendendo a lidar com emoções difíceis.

MBSR normalmente é praticado com um instrutor, mas também há cursos on-line que você pode tomar, como o gratuito oferecido por Palouse Mindfulness.

Pesquisa sobre meditação e distúrbio de ansiedade generalizada

O apoio à pesquisa para os benefícios da meditação para transtorno de ansiedade generalizada tem sido positivo.

Um estudo controlado randomizado de 2013 foi conduzido com 93 indivíduos com distúrbio de ansiedade generalizada diagnosticada com DSM-IV comparando um programa de grupo de redução de estresse baseado no mindfulness (MBSR) com 8 semanas com controle de atenção (educação de gerenciamento de estresse ou SME).

O MBSR foi associado a reduções significativamente maiores na ansiedade para três das quatro medidas de estudo. Os participantes também mostraram um maior aumento nas auto-declarações positivas.

Além disso, uma meta-análise de 2012 indicou um forte suporte para a meditação consciente da ansiedade.

Como praticar meditação para distúrbio de ansiedade generalizada

Se você está vivendo com ansiedade generalizada, praticar a meditação diária pode ajudá-lo a superar a ansiedade e reduzir a tensão em seu corpo.

Se você já fez uma aula de ioga, você está bem no seu caminho para praticar a meditação. Você não precisa de muito tempo para meditar – inicialmente, tente esculpir alguns minutos por dia.

Você pode aumentar gradualmente esse tempo enquanto aprende a relaxar e a sentir-se calmo. Abaixo estão os passos fáceis a seguir para começar hoje:

  1. Sente-se ereto na cadeira e coloque os pés no chão.

  2. Comece a prestar atenção à sua respiração. Não tente mudar a forma como você está respirando; simplesmente observe seu corpo enquanto você expira e expira.

  3. Você pode se sentir obrigado a mudar seu foco em outro lugar. Resista esse impulso e continue focando sua respiração.

  4. Pensamentos ansiosos podem passar por sua mente. Reconheça-os, mas depois volte-se a consciência de sua respiração.

  5. Continue esta observação tranquila e sem julgamento por cerca de 10 minutos.

  6. Abra seus olhos e observe como você se sente. Não avalie, apenas observe.

Recomendamos para você:  Estamos no YouTube

A chave para aprender a praticar a meditação é aceitar o mundo à sua volta a partir de um lugar de observação curiosa.

Esta prática meditativa pode em breve se espalhar para outras áreas de sua vida, pois observa-se em vez de reagir durante situações difíceis ou tempos de preocupação.

O distúrbio de ansiedade generalizada envolve principalmente preocupações implacáveis ​​- se você pode aprender a aceitar essas preocupações sem deixá-las chatear, então sua dificuldade provavelmente diminuirá.

E se eu não puder meditar?

Há muitas razões pelas quais você pode achar difícil meditar ou estar atento. Você pode ter problemas para observar sem julgar ou pode sentir-se impaciente ou como se houvesse “muito o que fazer” para estar sentado ao redor da respiração.

Algumas pessoas têm problemas para não fazer nada, pois costumam estar sempre em movimento. Outras vezes, você pode achar que você não pode impedir que os pensamentos negativos se infrinjam enquanto você tenta relaxar.

O melhor conselho para superar esses obstáculos é duplo: Reconheça que isso levará tempo. Não espere que sua primeira sessão de meditação seja fácil. Por mais tolo que pareça, é preciso prática para aprender a não fazer nada. Eventualmente, será mais fácil.

Faça tempo para isso. Assim como isso levará tempo, você precisa dar tempo para isso. Agende-o no seu dia, tal como o seu trabalho ou um compromisso. Não seja uma opção para não praticar; Diga-se que você só precisa fazer isso.

Às vezes, quando você tem muito o que fazer e não pode caber a tempo para um momento quieto, você pode achar depois que o momento quieto ajudou você a voltar ao seu dia mais centrado e melhor na resolução de problemas.

Recomendamos para você:  Pesquisa descobre mecanismo capaz de controlar transtornos de ansiedade!

Fonte: verywell.com

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários