Açúcar em excesso pode favorecer depressão e ansiedade, diz estudo

Pesquisa mostra que açúcar, além de ser um antinutriente, pode também prejudicar nossa saúde mental

O açúcar é uma caloria vazia e um antinutriente, capaz de gerar diversas doenças. De acordo com um estudo feito por pesquisadores da University College London, na Inglaterra, além dos malefícios para a saúde física, o açúcar também pode ser responsável por afetar a saúde mental.

O estudo foi publicado no periódico científico Scientific Reports, afirmando que a baixa ingestão de açúcar promove saúde psicológica.

Cientistas realizaram análises com mais de 8 mil participantes, todos funcionários públicos. Eles foram monitorados de 1985 a 1988 e, após essa fase, eles respondiam um questionário específico, de tempos em tempos. O objetivo dos pesquisadores era descobrir se existia uma associação concreta entre o consumo de açúcar e o desenvolvimento de certos transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Após as análises, eles observaram que os participantes que apresentavam alto consumo de alimentos e bebidas açucaradas tinham mais chances de apresentar distúrbios após cinco anos. Também foi observada uma chance maior de prejuízos para a saúde mental tanto em homens, quanto nas mulheres.

Entretanto, a Associação Britânica de Dietética contestou o estudo, questionando a comprovação da afirmação sugerida. A associação aponta falhas no estudo, como os pacientes relatarem seu próprio consumo de açúcar, e a não consideração do consumo de bebidas alcoólicas como fonte de açúcar.

Para eles, a separação entre o açúcar natural dos alimentos e o açúcar adicionado não ficou clara. “A análise da dieta torna impossível justificar as afirmações audaciosas feitas pelos pesquisadores sobre o açúcar e a depressão nos homens. Reduzir a ingestão de açúcares livres é bom para seus dentes, e pode ser bom para o seu peso, também. Mas como proteção contra a depressão? Não está provado”, disse a nutricionista Catherine Collins, porta-voz a associação.

Fonte: Minhavida.com

Recomendamos para você:  Aprenda a fazer uma deliciosa receita com cranberry

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários