Açúcar em excesso pode favorecer depressão e ansiedade, diz estudo

Pesquisa mostra que açúcar, além de ser um antinutriente, pode também prejudicar nossa saúde mental

O açúcar é uma caloria vazia e um antinutriente, capaz de gerar diversas doenças. De acordo com um estudo feito por pesquisadores da University College London, na Inglaterra, além dos malefícios para a saúde física, o açúcar também pode ser responsável por afetar a saúde mental.

O estudo foi publicado no periódico científico Scientific Reports, afirmando que a baixa ingestão de açúcar promove saúde psicológica.

Cientistas realizaram análises com mais de 8 mil participantes, todos funcionários públicos. Eles foram monitorados de 1985 a 1988 e, após essa fase, eles respondiam um questionário específico, de tempos em tempos. O objetivo dos pesquisadores era descobrir se existia uma associação concreta entre o consumo de açúcar e o desenvolvimento de certos transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Após as análises, eles observaram que os participantes que apresentavam alto consumo de alimentos e bebidas açucaradas tinham mais chances de apresentar distúrbios após cinco anos. Também foi observada uma chance maior de prejuízos para a saúde mental tanto em homens, quanto nas mulheres.

Entretanto, a Associação Britânica de Dietética contestou o estudo, questionando a comprovação da afirmação sugerida. A associação aponta falhas no estudo, como os pacientes relatarem seu próprio consumo de açúcar, e a não consideração do consumo de bebidas alcoólicas como fonte de açúcar.

Para eles, a separação entre o açúcar natural dos alimentos e o açúcar adicionado não ficou clara. “A análise da dieta torna impossível justificar as afirmações audaciosas feitas pelos pesquisadores sobre o açúcar e a depressão nos homens. Reduzir a ingestão de açúcares livres é bom para seus dentes, e pode ser bom para o seu peso, também. Mas como proteção contra a depressão? Não está provado”, disse a nutricionista Catherine Collins, porta-voz a associação.

Fonte: Minhavida.com


Also published on Medium.

Recomendamos para você:  INCA estima cerca de 600 mil novos casos de câncer em 2018

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.