Fechar Anúncio X

Quais são os diferenciais de uma lipoaspiração a laser?

A lipoaspiração a laser é uma técnica mais moderna em relação à lipo tradicional, garantindo benefícios aos pacientes no momento da execução e também no pós-operatório, o que promove uma procura crescente pela opção.

A lipoaspiração a laser é uma técnica mais moderna em relação à lipo tradicional, garantindo benefícios aos pacientes no momento da execução e também no pós-operatório, o que promove uma procura crescente pela opção.

A definição de qual a técnica de lipoaspiração mais recomendada depende de uma avaliação individualizada do cirurgião plástico, garantindo resultados mais satisfatórios e alinhados às expectativas dos pacientes. Entenda melhor a seguir!

O que é uma lipoaspiração a laser?

A técnica de lipoaspiração a laser consiste em uma evolução em relação à lipoaspiração tradicional. Nesse procedimento a quebra das células de gordura é realizada por um feixe de laser emitido pela ponta de uma cânula extremamente fina.

Com isso, o tecido adiposo adquire uma consistência oleosa, facilitando a aspiração durante a execução da cirurgia plástica.

Na lipo tradicional, o que ocorre é um movimento da cânula somada à aplicação da solução tumescente no local para facilitar a aspiração do tecido adiposo, no entanto, o trauma cirúrgico é significativamente maior para obter êxito.

A lipoaspiração a laser, portanto, facilita a execução da cirurgia e também melhora o pós-operatório devido reduzir o trauma cirúrgico. Destaca-se que a técnica é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela FDA (Agência Americana de Saúde).

Quais as indicações do tratamento?

A realização da lipoaspiração a laser deve sempre ser avaliada por um cirurgião plástico de confiança, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

No entanto, assim como outros tipos de cirurgias para remoção de depósitos de gordura, a técnica é recomendada para pacientes que estejam dentro do peso ideal, apenas com depósitos de gordura sobressalentes.

Um aspecto importante é que o paciente mantenha um estilo de vida saudável, preferencialmente com a prática regular de atividades físicas e alimentação balanceada. Caso mesmo esses cuidados não promovam a amenização dos depósitos de gordura a lipoaspiração passa a ser indicada.

Recomendamos para você:  Deficiência de vitamina D - 4 sinais de que você pode ter

O procedimento pode ser executado em diferentes locais do corpo que tenham depósitos de gordura mais incômodos ou salientes, como:

  • abdômen;
  • flancos;
  • glúteos;
  • costas;
  • coxas, tanto interna quanto externa;
  • lateral das mamas;
  • braços;

Portanto, diferentes locais podem ser alvos da lipoaspiração a laser, inclusive com a associação entre eles desde que não haja incompatibilidades em relação à posição para execução da técnica e repouso durante a recuperação.

Como a lipoaspiração a laser é realizada?

A lipoaspiração a laser deve ser realizada em ambiente hospitalar, após as consultas de avaliação que garantem que o paciente esteja em bom estado de saúde.

Devido ser uma técnica menos invasiva, pode ser usada apenas a anestesia local com sedação ou anestesia peridural, dependendo do local e tempo de duração da técnica.

Na primeira parte da cirurgia o especialista faz pequenas incisões e insere a microcânula com fibra do laser nos locais a serem tratados promovendo a ruptura das células de gordura.

A segunda parte consiste na aspiração do tecido adiposo em consistência oleosa por meio de outra cânula. Resquícios dos tecidos em liquefação que não forem removidos na cirurgia são naturalmente eliminados pelo organismo posteriormente.

Para que a técnica seja segura e tenha uma execução satisfatória órgãos competentes recomendam que o tratamento remova, no máximo, entre 5 a 7% do total de gordura corporal do paciente.

Quais as vantagens em relação à lipoaspiração tradicional?

Os principais diferenciais da lipoaspiração a laser em relação à técnica tradicional incluem:

  • redução do sangramento durante a cirurgia, aumentando a segurança da técnica, devido o laser promover um efeito coagulador instantâneo;
  • redução do trauma cirúrgico por ser um procedimento menos invasivo, garantindo redução dos incômodos pós-operatórios, como edemas, e alta médica em menos tempo;
  • maior controle sobre a quantidade de gordura removida pelo cirurgião plástico devido ser uma técnica mais moderna e detalhada.

Devido aos benefícios da lipoaspiração a laser é indicado conversar com o cirurgião plástico sobre a viabilidade de realizar essa técnica em vez da tradicional, mas apenas o especialista poderá avaliar se o paciente está apto a qualquer tipo de intervenção cirúrgica.

O que achou deste conteúdo?
+1
+1
+1
+1
+1
+1
+1

Comentários

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.