Fechar Anúncio X

Pele na menopausa: confira 5 cuidados essenciais para este período

Cuidados adequados com a pele na menopausa reduzem os efeitos do envelhecimento decorrentes das mudanças hormonais dessa fase. Saiba mais!

A menopausa consiste na fase na qual ocorre a interrupção natural da menstruação em decorrência do ovário parar de produzir os hormônios femininos estrogênio e progesterona.

Em geral, a menopausa ocorre entre os 48 e 51 anos de idade da mulher, no entanto, também existem os quadros de menopausa precoce, nos quais essa interrupção acontece antes dos 40 anos sem causas conhecidas.

Desde o climatério, fase de transição entre o período reprodutivo e não-reprodutivo da mulher já começam a surgir diferentes sintomas que se consolidam na menopausa. Entenda mais a seguir!

Quais os sintomas da menopausa?

A menopausa é causada pela queda natural dos hormônios que é progressiva após os 30 anos, até sua interrupção definitiva. Apesar disso, outros motivos podem resultar na menopausa, como remoção do útero, tratamentos oncológicos e insuficiência ovariana.

Independentemente da causa, os sintomas da menopausa são bastante característicos, incluindo:

  • metabolismo mais lento;
  • mudanças no humor, com suscetibilidade à ansiedade, irritabilidade e depressão;
  • sensações térmicas intensas, como calor excessivo;
  • coceira e secura vaginal, além da redução da libido;
  • sudorese noturna e dificuldade para dormir;
  • ganho de peso;
  • aumento da porosidade dos ossos.

A pele na menopausa também passa por mudanças significativas, como queda na síntese de elastina, responsável pela elasticidade da pele e do colágeno, que proporciona firmeza, em decorrência dos níveis menores de estrogênio.

A redução de colágeno pós-menopausa pode ser de 2% por ano, mas esses níveis vão depender também dos hábitos e outros fatores.

A pele torna-se mais seca, enquanto a pele do rosto fica mais oleosa e com tendência à acne, inclusive com crescimento de pelos grossos no queixo e costeleta devido ao desequilíbrio hormonal.

Recomendamos para você:  Como saber se meu filho precisa de óculos?

Devido a esses fatores que impactam a pele na menopausa é fundamental adotar bons cuidados nesse período.

5 cuidados com a pele na menopausa

Como visto, os cuidados com a pele na menopausa podem reduzir os impactos negativos causados pelas alterações hormonais intensas.

Outro aspecto importante é que esses cuidados resultam numa pele mais bonita e saudável, o que também é benéfico à autoestima da mulher. Conheça algumas dicas a seguir!

1. Hidratação

A hidratação da pele de todo o corpo é fundamental visto que há uma tendência ao ressecamento. Dessa forma, a mulher deve investir no consumo adequado de água diariamente, com aproximadamente 2 litros por dia para hidratar de dentro para fora.

Além disso, o uso de loções e cremes hidratantes corporais contribui para diminuir o ressecamento da pele.

No rosto, mesmo com a tendência à oleosidade, é importante a hidratação pois ela ajuda a regular a produção de sebo, evitando que a pele fique mais oleosa.

2. Proteção solar

O protetor solar é importante em todas as idades, mas na menopausa ele é ainda mais central, pois a exposição à radiação solar é um dos principais inimigos à síntese de colágeno e elastina que já estará reduzida.

A recomendação é que o protetor solar seja aplicado pela manhã, após limpeza e hidratação da pele, e reaplicado a cada três horas, mesmo se ficar em ambientes internos.

Para cuidar melhor da pele na menopausa, a dica é aplicar um sérum ou loção com vitamina C antes do hidratante e protetor solar. Devido à ação antioxidante, este cuidado reduz os danos causados pelo sol e poluição na pele.

3. Loções firmadoras e de tratamento

Na menopausa, além dos cuidados básicos de limpeza, hidratação e proteção, é importante adicionar à rotina o uso de cremes de tratamento e loções firmadoras.

Recomendamos para você:  Você está com o SONO em Dia?

Uma dica é optar pelos produtos indicados para a faixa etária, visto que eles têm na formulação ingredientes mais apropriados às necessidades de uma pele madura.

4. Hábitos saudáveis

Os hábitos são de grande influência na pele durante toda a vida e, especialmente, na menopausa. Algumas recomendações incluem:

  • tenha uma dieta saudável e nutritiva reduzindo o consumo de açúcar;
  • evite o tabaco e consumo de bebidas alcoólicas;
  • mantenha-se ativa, evitando uma rotina sedentária;
  • beba quantidades apropriadas de água;
  • tenha uma rotina antes de dormir, facilitando um descanso de qualidade.

Com essas dicas você poderá melhorar sua pele na menopausa, mas também ter mais qualidade de vida e saúde, que se refletem na melhora da autoestima.

5. Tenha uma rotina de cuidados

A rotina de cuidados, tanto diários quanto semanais, é fundamental para que a pele na menopausa sofra menos com as consequências do envelhecimento. Entre eles destacam-se:

  • uso de esfoliante facial de uma a duas vezes na semana para remoção das células mortas da superfície da pele;
  • uso de máscara de hidratação semanalmente para ajudar na firmeza da pele.

A definição dos cuidados mais apropriados com a pele na menopausa deve ser preferencialmente conversada com um especialista, que poderá indicar uma rotina adequada ao tipo de pele e também tratamentos adicionais.

Para recuperar a autoestima e combater as mudanças no corpo em decorrência do desequilíbrio hormonal, muitas mulheres recorrem às cirurgias plásticas, como o lifting facial, para rejuvenescimento, mas também a lipoaspiração, para contorno corporal.

Segredos para uma vida longa Dr. Victor Sorrentino

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: