Como escrever textos extraordinários

A arte de escrever textos pode ser aprendida: dedicação, foco e amor pela escrita são essenciais!

Escrever textos extraordinários, tanto em questão de coesão quando conteúdo, é algo que pode se aprender com o tempo! Um texto, para estar basicamente completo de informações, precisa responder o que chamamos, no jornalismo, de ‘lead’.

O ‘lead’, no estrangeiro, ou lide, no português, corresponde às cinco principais perguntas que devem estar descritas no texto, que o liga com as principais informações. Desta forma, o seu texto deve responder as seguintes perguntas:

– Quem? (ou o quê)

– Quando?

– Onde? 

– Por que?

– Como?

De acordo com o assunto do texto, algumas destas perguntas se tornam mais essenciais que outras. Não é necessário estar respondido nesta ordem, mas o importante é respondê-las, principalmente e de preferência, no início do texto. Pois, o primeiro parágrafo deve ser o mais completo de informações, sendo a introdução.

A continuidade, ou o desenvolvimento do assunto se dá nos próximos, comumente chamado de desenvolvimento mesmo. Para finalizar, os últimos parágrafos são responsáveis por fechar as informações, que devem estar introduzidas no início do texto, desenvolvidas no meio, e finalizas nos últimos parágrafos.

Dicas sobre como escrever textos extraordinários:

Um exemplo que podemos simular sobre como escrever textos extraordinários está colocado abaixo. As dicas acima são seguidas, observe:

Adoçante pode causar mais danos à saúde que açúcar, segundo estudo
Você está acostumado a pensar que o adoçante é mais saudável que o açúcar?

De acordo com um levantamento realizado em NY, pessoas que consomem adoçante acumulam mais glicose no sangue em um período pontual, promovendo um pico de glicose, que depois, é consumido pelo organismo em poucos minutos.
A pesquisa constatou que…’

Título: ‘Adoçante pode causar mais danos à saúde que açúcar, segundo estudo’

Subtítulo ou linha fina: Você está acostumado a pensar que o adoçante é mais saudável que o açúcar?

Recomendamos para você:  Aedes aegypti, o mosquito 3 em 1!

Primeiro parágrafo: De acordo com um levantamento realizado em NY, pessoas que consomem adoçante acumulam mais glicose no sangue em um período pontual, promovendo um pico de glicose, que depois, é consumido pelo organismo em poucos minutos.

A pesquisa constatou que…’

Outra dica é, quando possível, colocar o título em formatação negrito, e linha fina, em  itálico.
Neste caso, as perguntas respondidas com o texto estão organizadas da seguinte forma:

Quem/ o quê: sujeito, neste caso, é o açúcar/ causa danos

Quando: atual, causa a saúde: presente

Onde: no sangue/ estudo em NY/

Porque: desenvolvimento do levantamento justificando o porquê o adoçante é mais prejudicial que o açúcar

Como: como isso ocorre…

Escrever textos extraordinários é uma arte que pode ser aprendida. É claro que, como toda nobre arte, precisa de muita dedicação e estudo. Um fator que ajuda muito no processo é amar o assunto sobre o qual está escrevendo.

Com amor, tudo fica mais fácil!

Para mais informações de como escrever um texto para performar bem no Google, acesse este Link:

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

NOSSA MISSÃO:
Ser um sistema global de armazenamento de informações de saúde on-line, colaborativo, contemplando multifunções e cruzamento de dados, proporcionando o bem estar do ser humano através da segurança do histórico de saúde.

NOSSA VISÃO:
Tornar-se o sistema mundial de referência da informação da área da saúde até 2022, gerando dados relevantes e importantes para o ser humano.

NOSSOS VALORES:
Respeito, Igualdade, Confiança, Ética, Segurança, Qualidade de vida.

Ajude a Rais!

Contribua para que possamos continuar a promover uma vida saudável para cada vez mais pessoas.

Receba mais saúde por e-mail.

Comentários