Na saúde, Londrina também é referência em inovação e tecnologia | por Salus Londrina

Em entrevista ao Grupo Salus, nosso Fundador Dr. Cristiano Teodoro falou sobre o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de saúde e como isso traz benefícios para a cadeia da saúde e melhora atendimento a usuários.

Novos tratamentos de saúde surgem constantemente para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Créditos da Matéria pertencentes ao Grupo Salus – Saúde Londrina União setorial.

Mas os avanços na área médica não se restringem às descobertas científicas. A tecnologia também caminha em alta velocidade para transformar a gestão da saúde, reduzir o número de erros e proporcionar diagnósticos mais assertivos e atendimentos mais rápidos e eficientes nos consultórios, clínicas e hospitais.

Nesse cenário, Londrina é referência por ser um polo na área de saúde e também no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O ecossistema na cidade é propício para o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à saúde. “Londrina já tem casos de sucesso de empresas que atuam no setor, mas o espaço para um maior surgimento delas, inclusive startups, ainda é grande. Os sistemas de informação na área médica vão muito além do prontuário eletrônico e da análise de dados. Um bom atendimento está longe de se restringir a profissionais qualificados. É preciso ir além e investir em conectividade e acesso rápido às informações”, diz Simone Millan, consultora do Sebrae/PR em Londrina.

Os fundadores da Rais Saúde, startup incubada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina, que desenvolve um sistema de agendamento de consultas on-line, vislumbra produtos na área da saúde, desde a concepção da empresa. “A saúde sempre foi nosso foco de atuação, porque conhecemos a complexidade e o tamanho desse mercado. Temos outros projetos em andamento, nos quais a atenção é sempre para o paciente. A Rais já nasceu com esse olhar, de facilitar o trânsito de informações entre o usuário e a cadeia da saúde”, conta Cristiano Teodoro Russo, co-fundador da startup.

Recomendamos para você:  Diagnosticando e Tratando INSUFICIÊNCIA CARDÍACA em 3 MOMENTOS e 4 METAS!

O empresário tem vasta experiência na área. É biomédico e faz parte do quadro de docente do curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Londrina. (PUC-Londrina). Na opinião dele, o uso de tecnologia e inovação na área da saúde é uma tendência que veio para ficar, por conta da mudança de comportamento dos profissionais que atuam no setor. “Estamos num momento de transição. A escola clássica está sendo substituída por jovens médicos, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, e outros profissionais da área da saúde, que já são conectados e que saem da universidade com necessidade de usar ferramentas tecnológicas”, avalia Cristiano Russo.

Otimização de custos

O emprego da TIC na saúde pode contribuir também com mudanças nas planilhas de custos das empresas. A startup Luna Health é uma espécie de “assistente ortopédica” criada para atuar na prevenção de dores na coluna, principal causa de afastamentos no trabalho. “Usamos a computação cognitiva para coletar dados na coluna dos pacientes por meio de um dispositivo que mede a angulação e a dor. As informações são geradas para os médicos do trabalho, nos exames admissionais, que têm condições de traçar tratamentos para os funcionários propensos a desenvolverem dores nas costas”, explicou o economista Clybas Correa Rocha, um dos fundadores da Luna Health.

O protótipo do sistema já está em desenvolvimento e deve ficar pronto nos próximos seis meses. A ideia dos empreendedores é colocar o produto no mercado daqui a um ano e meio, aproximadamente. O projeto é foi criado durante um Hackathon no ano passado, cujo desafio era encontrar soluções para a área da saúde. Na ocasião, a Luna Health foi validado por médicos e conquistou a medalha de ouro na maratona. Agora, conta com o apoio de mentores como Guib de Medeiros, que faz parte do Hacking Health Brasil – uma Organização Não Governamental (ONG), com atuação global, que busca levar a inovação para a área da saúde – especialista em ergonomia.

Recomendamos para você:  Escola de patologia terá cursos presenciais em Londrina

Oportunidades

Na visão de Cristiano Teodoro, o mercado de tecnologia para a saúde está engatinhando no país. Ainda há muitos desafios a serem resolvidos, como a atualização da legislação. “O sistema da saúde é muito complexo, com necessidades específicas, para cada área de atuação. Há um universo muito grande a ser explorado por para startups que estejam desenvolvendo soluções para problemas específicos da área de saúde”, afirma Russo.

Pesquisas apontam que o setor da saúde é receptivo à inovação. Na medicina, o uso da tecnologia já se tornou uma realidade. Os médicos brasileiros já enxergam vantagens em sistemas de informações voltados para a gestão hospitalar. Um levantamento feito pela Accenture aponta que 61% dos profissionais brasileiros usam ferramentas de Tecnologia da Informação para observação dos pacientes e para otimizar o tempo da consulta, enquanto 38% optaram por procedimentos eletrônicos para administração.

Créditos da Matéria pertencentes ao Grupo Salus – Saúde Londrina União setorial.


Also published on Medium.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Somos um blog de informações sobre Saúde, Beleza e Vida Saudável. Nosso objetivo é promover informações relevantes em saúde para a população em geral ter uma melhor qualidade de vida. ❤ ❤
Para isso, temos uma produção própria de conteúdo e contamos com parceiros, profissionais de saúde empresas da área, produtoras de conteúdo. Caso você se identifique com nosso propósito, queira se tornar um parceiro do Raislife Blog,  ter um perfil profissional na nossa página e poder divulgar seus conteúdos de forma GRATUITA, entre em contato conosco pelo email contato@raislife.com. Vamos juntos promover saúde e qualidade de vida para todos. ❤ ❤ ❤ ❤

Receba mais saúde por e-mail.