contato@raislife.com

Confira o que há de novo por aqui.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Siga no instagram

Raislife

@raislifecom
Viva saudável em todos os sentidos da vida
Vida | Saúde | Negócios

Envie uma mensagem para o nosso WhatsApp para contato e parcerias.

cursos

Curta no face

Black Friday: psicóloga alerta sobre o consumo compulsivo

Para muita gente, a famosa Black Friday significa uma oportunidade de comprar aquilo que está precisando por um preço mais em conta, não é? É assim para você?

Para outras pessoas, entretanto, é a oportunidade para comprar, simplesmente, o que quer que seja. E aí é onde está o grande perigo da Black Friday!

Apesar das ofertas tentadoras, por que sentimos tanta necessidade de comprar?

A psicóloga Sarah Lopes, do HapVida Saúde, especialista em psicologia, alerta sobre esse comportamento do consumidor. Ela chama a atenção de que o problema não é aproveitar grandes promoções para economizar, mas sim quando comprar vira uma necessidade incontrolável. “A compra deixa de ser natural e passa a ser compulsiva. O comprar se torna algo inevitável e desnecessário, ou até mesmo quando o pensamento do indivíduo permanece na ação de comprar”. As pessoas devem ficar de olho na linha que há entre gostar de comprar e a compulsão por compras, afirmou ela.

Promoções como a Black Friday enchem os olhos do consumidor, que acaba, muitas vezes, comprando coisas que não precisam – apenas pelo preço bom. É preciso ter muito cuidado, analisar muito bem as finanças e as necessidades antes de comprar, e fazer a pesquisa de preço para não cair no deslumbramento das promoções e acabar com as contas no vermelho.

Para as pessoas que compram muito ou tem certo grau de compulsão com compras, é necessário haver um limite com essas promoções (seja por limite de produtos ou valor) ou até mesmo evitá-las, e procurar ajuda de um especialista. 

Quem é diagnosticado com compulsão não deve ter cartões de créditos ou algo que permita sua compra. A psicóloga afirma que  “o indivíduo compulsivo deve sempre sair de casa com um único objetivo e com valor em espécie para este fim. Caso seja uma compra muito alta poderá ser acompanhado por alguém que possa sempre limitar as compras”.

Recomendamos para você:  Startups - A Rais Saúde na RPC

Independente de ser Black Friday ou não, é importante ter o controle das finanças. Comprar deve ser algo consciente!

Fonte: Jornal A União

O que achou deste conteúdo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

comente o que achou do conteúdo

Compartilhe