Fechar Anúncio X

Como se preparar para voltar à rotina nas ruas?

Veja quais as possíveis mudanças a serem enfrentadas pela população após a quarentena

A vacina contra o novo coronavírus vem se desenvolvendo de maneira rigorosa ao longo do tempo, passando por estudos e testes intensos. Com isso, o fim dos meses de isolamento social pode estar cada vez mais próximo.

Com a constante evolução da flexibilização da quarentena do Covid-19 em diversos estados e países, é essencial que a população se mantenha atenta aos cuidados para seguir combatendo a propagação do vírus.

Por enquanto, devemos acreditar que teremos de acostumar com um novo normal. O cuidado básico de higiene, junto com uso de máscara e álcool em gel serão redobrados depois da exposição e idas à rua.

Dessa forma, há maneiras de conscientizar a população para possíveis mudanças e regras que deverão ser estabelecidas no período pós-quarentena. Confira a seguir algumas dicas para se preparar para um novo estilo de vida.

Seja paciente

Despertar a paciência em momentos como esse pode ser uma tarefa complicada. Entretanto, devemos lembrar que nosso corpo é nossa moradia e, assim como qualquer casa, precisa de paz e tranquilidade.

De acordo com Phillippa Lally – pesquisadora de psicologia da saúde da Universidade College London -, o cérebro humano exige de dois a oito meses para lidar, espontaneamente, com novos hábitos.

Sendo assim, cobranças e pensamentos autodestrutivos devem ser mantidos o mais longe possível diante da reviravolta que a quarentena nos impôs. A pandemia irá acabar no momento mais propício possível e, para isso, devemos manter a calma e as esperanças.

Prepare-se mentalmente

A ansiedade para rever os amigos, voltar ao trabalho e ter diferentes opções de lazer ao ar livre toma conta de grande parte da população confinada desde o mês de março. Porém, o desejo de voltar às ruas deve estar alinhado às restrições da pós-quarentena.

Recomendamos para você:  Algumas DICAS para vocês sobre a LIMPEZA DIÁRIA COM A PELE.

Para evitar futuras frustrações, é de grande importância entender algumas coisas. Por exemplo, por questões de segurança, no início, a viagem até o escritório e o contato direto com os colegas, poderão ocorrer de um jeito atípico em comparação aos outros anos.

Ou seja, ainda será preciso contar com determinada distância social entre funcionários, passageiros, clientes e etc. O uso frequente de máscara, álcool em gel e limpeza dos locais, é uma medida de precaução vantajosa.

Algumas mudanças podem ser desconfortáveis, porém necessárias. Para lidar com elas, devemos nos preparar mentalmente através de métodos que ajudam a relaxar. Caminhadas, conversas e meditação, podem ser aliadas de momentos de reflexão e autoconhecimento.

Esteja alerta às notícias

Saber como está situação é primordial para entender seu papel em meio social. Dessa forma, ficará claro o que deve ser feito para preservar sua saúde e a saúde de pessoas que estão ao seu redor.

Entretanto, também é necessário saber dosar a quantidade de informações que irá receber ao longo dos dias. O momento é delicado e, às vezes, algumas estatísticas podem nos atingir mais do que deveria.

Crie uma rotina

Embora o conforto da própria casa seja tentador, manter a rotina de dias normais é a melhor opção para fazer com que o dia renda mais e seja proveitoso.

Para bons dias de home office, é recomendado acordar, pelo menos, 40 minutos antes de seu expediente. Assim, há tempo suficiente para um banho relaxante e um café da manhã reforçado antes de colocar a mão na massa.

Manter a organização das tarefas do dia também serve de grande ajuda para a produtividade de seus objetivos. Além do mais, seguindo essa rotina, você se manterá apto para voltar aos costumes fora de casa quando for a hora certa.

Recomendamos para você:  Como é feito o procedimento de ablação cardíaca?

Exercite-se

Ter uma rotina de exercícios traz diversos benefícios à saúde física e mental, além de ser um dos fatores que trabalham em harmonia com uma boa imunidade.

Adaptar-se aos exercícios durante a quarentena fará com que o corpo e a mente estejam preparados para voltar à rotina fora de casa. Andar na rua, subir escadas ou até mesmo se manter equilibrado no transporte público às 7 da manhã exige um bom condicionamento físico para que não hajam complicações no final do dia.

Preserve o autocuidado

O autocuidado serve para que sentimentos negativos como bloqueio físico e psicológico, desmotivação e desinteresse sejam afastados. Problemas como estresse e ansiedade podem ter se agravado durante a quarentena e devem ser tratados para que a rotina nas ruas volte da maneira correta.

Cuidados com a saúde física e mental são compostos por momentos de relaxamento e distração. Ou seja, tirar um tempo do dia para cuidar do cabelo, do rosto, da pele e do corpo é uma ótima atividade para trabalhar a autoestima e o amor próprio.

Estar bem consigo mesmo nos traz o sentimento de auto satisfação. Consequentemente, proporciona maior produtividade, vitalidade e bem-estar para lidar com as atividades pessoais e profissionais.

Além disso, contar com um bom plano de seguro de vida e com a compreensão de seus gestores é um passo importante para manter os cuidados com a saúde, principalmente durante um período de readaptações.


Also published on Medium.

Segredos para uma vida longa Dr. Victor Sorrentino

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Receba mais saúde por e-mail.

%d blogueiros gostam disto: