Saiba como a telemedicina pode auxiliar em exames do coração

Telessaúde melhora atendimento médico em áreas especializadas, como na cardíaca

A tecnologia afetou enormemente a área médica disponibilizando novos recursos que facilitam os serviços tanto para equipes médicas como também para os pacientes.

A telemedicina é uma dessas inovações e viabiliza um atendimento mais eficaz em diferentes especialidades médicas, como a cardiologia ao permitir mais facilidade na realização e laudo de exames do coração.

A seguir saiba exatamente o que é a telemedicina e quais os benefícios que essa área oferece à cardiologia.

O que é telemedicina?

A telemedicina é uma subespecialidade da telessaúde que utiliza a Tecnologia da informação e comunicação (TIC) para prestar suporte e serviços médicos a distância.

Dessa forma, a solução permite superar barreiras territoriais, principalmente quando essas restrições impedem um atendimento médico especializado e em menor tempo localmente.

Um exemplo de serviço de telemedicina é quando uma clínica não possui um especialista em determinada área e envia os resultados de exames e histórico do paciente para um parceiro especializado para auxiliar no diagnóstico.

Os usos da telessaúde são diversos e cada vez mais presentes nas clínicas e hospitais, garantindo ampliação do acesso aos serviços especializados.

Como a telemedicina auxilia em exames cardiológicos?

No Brasil, problemas cardiológicos estão entre os principais responsáveis por óbitos. Dessa forma, há uma imensa demanda por cardiologistas e também por exames do coração em todas as regiões do país.

Os exames cardíacos podem ser preventivos e monitorar a saúde do paciente, como também corretivos, como no caso de investigação do risco cirúrgico cardíaco ou quando o paciente já se encontra em estado agravado.

A telemedicina oferece uma série de vantagens na realização e gestão dos exames cardiológicos, podendo destacar:

  • redução de custos: evita a necessidade de contratação de um especialista, diminuindo encargos trabalhistas ao mesmo tempo em que torna a solução mais acessível por torná-la mais barata;
  • agilidade: empresas especializadas em telemedicina atuam 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo agilidade no retorno das solicitações, o que interfere na qualidade e chances de sucesso do suporte médico. Exames urgentes, por exemplo, podem ser devolvidos em até 30 minutos;
  • qualidade do laudo: no caso de exames cardiológicos, a avaliação por um especialista pode ser determinante na leitura correta do exame e emissão de um laudo mais completo e detalhado, melhorando a qualidade do diagnóstico e encaminhamento do tratamento.
Recomendamos para você:  Agenda no Papel é coisa do Passado. Vamos descomplicar?

Portanto, a telemedicina interfere na qualidade, disponibilidade, acesso e agilidade dos serviços médicos, sendo esses elementos fundamentais para um atendimento de excelência.

Como funciona essa solução?

O passo a passo para usufruir do serviço de telemedicina é simples e acessível para clínicas e hospitais em todo país. São apenas algumas etapas:

  • o exame é realizado localmente utilizando um aparelho digital que disponibiliza as informações online;
  • os dados coletados são adicionados no software e encaminhado à empresa parceira por meio da plataforma de telemedicina usada;
  • os responsáveis da empresa parceira realizam a análise e emitem o laudo considerando as informações do exame e o histórico e sintomas do paciente;
  • o especialista assina o documento digitalmente e o envio à clínica ou hospital solicitante;
  • o médico responsável pode acessar o laudo diretamente na plataforma de telemedicina, utilizando diferentes dispositivos como computador, smartphone e tablet.

Com esse processo, a chegada dos resultados ocorre em menos tempo e com mais garantias de qualidade.

Quais exames podem ser laudados?

São diversos os exames cardiológicos que podem ser laudados a distância. Nesse sentido existem duas soluções, a telemedicina para exames em geral e a telerradiologia para exames de imagem.

Ambas as soluções funcionam da mesma forma, apenas atendem demandas distintas de exames. Nos dois casos, são vários os exames do coração que podem ocorrer por meio dessas tecnologias, beneficiando médicos e pacientes.

Os principais exames cardíacos laudados por meio da telemedicina são:

  • eletrocardiograma;
  • holter;
  • MAPA;
  • teste ergométrico;
  • raio-X;
  • tomografia do coração e vasos;
  • ecocardiograma;
  • ressonância magnética do coração e vasos (RM);
  • angiografia digital;
  • cintilografia do miocárdio.

Esses exames garantem uma verificação completa do quadro cardíaco do paciente, tanto no caso de exames de rotina quanto em situações emergenciais.

Recomendamos para você:  Conheça 5 tipos específicos de depressão/ansiedade

Ainda que a cardiologia seja uma especialidade comum em grandes centros urbanos, clínicas e hospitais localizados em regiões rurais, afastadas ou isoladas geograficamente costumam ter dificuldade de encontrar profissionais especializados.

Assim, a telemedicina atende essa demanda ao viabilizar um atendimento médico de excelência mesmo em regiões nos quais esses serviços costumam ser restritos.

A telessaúde é uma aliada na realização de exames do coração e a expectativa é que nos próximos anos a solução torne-se mais comum devido aos diversos benefícios que proporciona a médicos e pacientes.

Comentários

Para Você

As informações aqui fornecidas, não devem substituir o aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional qualificado. Elas são de responsabilidade do seu autor e não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento de seu médico ou profissional da área de saúde para maiores esclarecimentos. Não interrompa o tratamento e/ou indicações médicas.

Sou estudante de Jornalismo e amante de Marketing Digital, atualmente exerço minha primeira função na área como Link Builder na agência SEO Marketing.

Receba mais saúde por e-mail.